Como fazer com que as flores durem mais tempo

Jarra de flores

Quando se compra ou recebe flores elas parecem estar acabadas de colher do jardim mas na realidade já foram colhidas há alguns dias, provavelmente transportadas em câmaras frigoríficas de países longínquos e guardadas em armazéns durante algum tempo. Parece impossível não é? Na realidade todos os dias se tentam encontrar formas de preservar as flores naturais pelo maior tempo possível.

E como? Ficam aqui algumas formas de o fazer:

  • Se comprar flores opte por o fazer logo antes de ir para casa, não as deixe no carro à espera.
  • Ao chegar a casa, se não puder colocar as flores logo em água, coloque-as no frigorífico - no entanto não o faça se existir fruta no frigorífico: opte por colocar uma camada de gelo numa geleira, coloque uma toalha sobre o gelo, e por cima coloque as flores.
  • Logo que esteja na hora de arranjar as flores para as colocar na jarra, deve cortar a base de todos os caules. A parte do fundo dos caules das flores deve estar cortada de fresco, de outra forma não absorverá a água necessária para manter as flores frescas.
  • Remova também todas as folhas que possam estar submersas na água, pois se existirem folhas submersas estas poderão desenvolver bactérias que encurtam a vida das flores.
  • Coloque as flores na jarra com água fria, e coloque-as num local com o menor calor e luz possível até à hora de serem exibidas. Se pretende exibir as flores como um apontamento decorativo da casa evite locais como em cima da televisão pois são locais mais quentes, ou perto das janelas pois são locais com muita luz.

Recomendações para manter as flores mais tempo frescas na jarra

Mantenha as flores longe da fruta. Certas variedades de fruta como as maçãs, peras, abacate ou bananas libertam gás etileno que provoca o envelhecimento prematuro das flores.

Coloque aditivos na água. Pode prolongar a vida das flores na jarra adicionando uma pitada de açúcar e umas gotas de lixívia à água - repita este processo sempre que mudar a água das flores.

O viagra também é uma boa opção para preservar as flores: colocar meio comprimido na água da jarra de flores fará com que elas vivam mais tempo.

Remova as flores murchas o mais rápido possível. Logo que note que alguma das flores começa a murchar então remova essa flor, pois libertará gás etileno que fará com que as restantes morram mais rápido.

Mude a água o maior número de vezes possível. Mudar a água o maior número de vezes possível é das melhores formas de preservar as flores - se possível diariamente -, e cortar as bases dos caules dia sim, dia não, fará com que elas se mantenham frescas durante mais do que uma semana.

Média: 4.5 (30 votos)