Como fazer uma cabeceira nova para a cama de casal

Na decoração e composição do quarto, a cama e a sua cabeceira são os elementos centrais e que mais se evidenciam. A sua decoração é um dos maiores desafios lá em casa, uma vez que se trata do espaço mais íntimo e pessoal do casal. Para decorar a cabeceira da vossa cama, não é necessário ser um mestre na área do bricolage. Vocês próprios podem decorá-la de acordo com os gostos ou momentos pessoais vividos como casal. Aprendam a decorar o quarto e brilhem na construção de uma cabeceira nova para a vossa cama.

A cabeceira para a cama de casal e a decoração do quarto

Para decorar a cabeceira de uma cama, podem optar por vários modelos. Podem escolher um modelo de decoração que emoldure a cama ou decorar com um painel que ocupa toda a parede.

As cabeceiras para a cama de casal podem variar muito: painéis estofados que podem ser embutidos ou afixados, podem colocar papel parede, biombos, espelhos, cortinas, prateleiras, quadros ou, se não tiverem ideias, podem pintar as paredes do quarto.

Esta é considerada a fase de preparação na decoração do quarto, uma vez que estão a registar as vossas ideias. É uma etapa de liberdade criativa, para construírem uma decoração original.

Todavia, a cabeceira da cama está intimamente ligada à decoração do quarto. É preciso analisarem a decoração já existente, assim como os espaços, as medidas e as paredes. Só assim a cabeceira para a cama se destacará, fazendo com que a decoração do quarto seja uniforme.

As medidas da cabeceira

Para terem uma decoração perfeita e criarem a cabeceira ideal para a cama, a primeira coisa que têm que fazer é determinar o tamanho e a forma que aquela terá. Um óptimo trabalho de bricolage é aquele que é desenvolvido a 100% pelos próprios decoradores. Como tal, tirem as medidas correctas e escolham as madeiras ou outros materiais que vão decorar a parede onde a cabeceira será colocada. É a maneira perfeita de criar a forma e o tamanho exacto que precisam na decoração do quarto.

Os materiais e as ferramentas necessárias

Uma das maiores vantagens na colocação de uma cabeceira nova para a cama de casal é a de que podem escolher o tecido, a cor e o estilo que melhor se adequa ao quarto que querem decorar. A cabeceira da cama poderá ficar de acordo com um determinado modelo ou moldura, isto é, pode ser personalizável. A decoração poderá recair em materiais como o algodão, o linho, o veludo ou até mesmo a seda.

Uma loja de bricolage será o local apropriado para obter todo o material de decoração necessário.

Na decoração da casa, a colocação da nova cabeceira para a cama de casal só será bem sucedida se tiverem o auxílio das seguintes ferramentas:

  • MDF (Medium Density Fiberboard), placa de fibra de madeira de média densidade;
  • Serra de vaivém;
  • Lápis, lixa e faca;
  • Tesouras e parafusos;
  • Pistola de agrafos;
  • Fita métrica e fita adesiva;
  • Forro de tecido e espuma;
  • Pedaços largos de papel para moldura.

Devem ter em atenção que a não utilização das ferramentas apropriadas, pode não produzir o efeito desejado na construção da nova cabeceira para a cama de casal.

A execução da nova cabeceira

Após tirarem as medidas e depois de reunidos todos os materiais necessários, é hora de deitarem mãos à obra e fazerem uma cabeceira nova para o vosso quarto. É uma operação de bricolage em todo o seu esplendor e não demora mais que uma manhã.

Conheçam em seguida todo o processo:

Cortem o tecido: Coloquem o tecido que vai decorar a cabeceira no chão, com a frente virada para baixo e coloquem a placa de fibra de madeira de média densidade por cima. A placa de madeira será o molde, mas não cortem o tecido de forma rente à madeira. Devem dar um espaçamento de 20 centímetros em todos os lados do molde escolhido;

Decorem o tecido: Esta é a altura em que podem dar asas à vossa imaginação na realização da nova cabeceira para a cama de casal. Podem decorar o tecido com botões, flores, almofadas, entre outros. O mais importante é que se se cansarem da decoração actual, podem sempre alterar e colocar outro tipo de decoração. O quarto e a casa sairão a ganhar.

Cortem o forro do tecido: Devem cortar o forro do tecido com o mesmo espaçamento que o tecido foi cortado. É uma espécie de almofada que forra o tecido de decoração que vocês escolheram.

Cortem a espuma: Deitem a espuma no chão e coloquem a moldura de madeira por cima. Tracem uma linha exterior à moldura para delimitar o corte exacto que devem fazer na espuma. Posteriormente, cortem de acordo com o tracejado.

Para a construção da nova cabeceira para a vossa cama de casal vão-se sobrepor os materiais uns por cima dos outros. Em primeiro lugar, surge o tecido que vai decorar a cabeceira da cama de casal, depois o forro do tecido, segue-se a espuma e, por último, a moldura de madeira que escolheram.

O processo de agrafar: Comecem pela borda superior, puxem o tecido, o forro e a espuma, segurem com firmeza, e agrafem o tecido à madeira. Façam o mesmo na borda inferior e nos lados. Em seguida, coloquem agrafos por todo o tecido de forma regular. Coloquem o tecido justo, mas não muito apertado. Nesta fase, a cabeceira que vai decorar a vossa cama de casal já tem forma.

Prendam à parede: É o passo final, apenas têm que colocar a nova cabeceira junto à vossa cama de casal. Existem utensílios de fixação muito eficazes, denominados de flush mounts, que são fixadores de montagem que garantem a colocação segura da cabeceira na parede do vosso quarto.

Resumindo, é de uma maneira simples, rápida e divertida que podem fazer uma cabeceira nova para a vossa cama de casal. É uma forma de decorar a vossa casa com muita alma e paixão e podem poupar muito dinheiro com isso. O quarto ficará deslumbrante com a nova decoração e a vossa casa ficará certamente mais rica.

Média: 4 (41 votos)