Como estabelecer laços de confiança com os seus vizinhos

Vizinhos

Ao contrário do que acontece em espaços rurais, onde toda a gente se conhece e estabelece laços desde crianças, na cidade é comum viver-se isoladamente, em prédios altos com inúmeros apartamentos sem se conhecer ninguém da vizinhança. É, no entanto, possível criar-se laços com os vizinhos, fugindo um pouco à solidão quotidiana citadina. Poderá alegar que esta solidão é quebrada pelos colegas de trabalho ou ensino, mas é sempre bom conhecer um ou mais vizinhos para criar e preservar amizades que, aparte de serem agradáveis, poderão ser contactos úteis em caso de acidentes em casa. Saiba como estabelecer laços de confiança com os seus vizinhos e estreite relações com quem lhe está mais próximo.

Vá às reuniões de condomínio

As chatas e aborrecidas reuniões de condomínio são uma boa opção para ficar a conhecer os seus vizinhos. Após discutir os assuntos relacionados com a gestão do prédio, aproveite para conversar com os seus vizinhos. Se é novo no prédio, apresente-se e trave conhecimento com pessoas novas que poderá até começar a ver mais frequentemente do que pensa.

Quebre o silêncio no elevador

As viagens de elevador, mesmo que curtas, costumam gerar um silêncio constrangedor. De modo a criar empatia entre si e os seus vizinhos, desbloqueie a conversa ou, caso não funcione, fale de temas triviais como o tempo ou futebol. A partir daí talvez os temas de conversa evoluam cada vez que se encontram no elevador.

Deixe os seus filhos brincar com os filhos dos vizinhos

Se já tem estabelecido e confirmado que os seus vizinhos são boas pessoas, poderá permitir que os seus filhos brinquem com os filhos deles nos espaços públicos do prédio ou no parque infantil. Após alguma confiança as crianças poderão até brincar em casa com a supervisão de um adulto. Deverá sempre certificar-se de que os vizinhos em questão são pessoas de confiança e de que realmente querem ou não se importam também que as crianças brinquem juntas.

Mostre-se disponível

Caso realmente queira criar laços de amizade com os seus vizinhos, mostre-se disponível sempre que o vizinho do lado precisar de uma caneca de leite ou farinha. Caso um dia também precise, o seu vizinho ajudará também sem qualquer problema ou constrangimento.

Apresente o seu animal de estimação aos vizinhos ou conheça o deles

Os animais de estimação são sempre um bom tema de conversa. Se o seu vizinho de cima for tutor de um cão, brinque com o mesmo quando se encontrarem na rua. Poderá, alternativamente, permitir que os vizinhos interajam com o seu cão, especialmente as crianças, que criam laços mais facilmente com os animais.

Seja um bom vizinho

Não quebre as regras do prédio ou a lei. Não faça obras de manhã a um domingo nem festas noite dentro a uma terça-feira. No fundo, use o bom senso para que não seja aquele vizinho que todos evitam e por quem nutrem uma certa desconfiança e descontentamento. Caso necessite de fazer barulho em alguma ocasião, avise os vizinhos com antecedência, seja na reunião de condomínio ou através de sinais na entrada do prédio.

Ofereça-se para ajudar

Se o seu vizinho está a mudar-se para o prédio e houver caixas na entrada, pergunte se pode ajudá-lo a instalar-se na sua nova casa. O mesmo acontece quando vê o seu vizinho a chegar de uma ida a um supermercado e trouxer muitos sacos ou sacos pesados. Ajude os vizinhos, eles, além de gratos, ficarão com uma boa impressão sua.

Seja aberto

Quando alguém se muda para o seu prédio, ofereça um pequeno presente de boas-vindas, mas não o faça sem antes certificar-se de que não estará a incomoda-lo. Aproveite para se apresentar.

Existem diversas maneiras de criar laços e amizade com vizinhos. A partir de certo ponto de confiança, poderá até convidar um vizinho para um lanche, na pastelaria da rua ou em sua casa. Guarde os contactos dos seus vizinhos para que, caso surja algum problema, como uma fuga de gás, os possa contactar e estes possam fazer o mesmo.

 

Sem votos

Artigos relacionados

Vivo num apartamento e quase todas as noites a minha vizinha de cima coloca o secador da roupa a trabalhar de madrugada,estamos a falar por exemplo...
Quase todos os dias oiço os meus vizinhos de cima a terem orgasmos. Já começa a incomodar-nos bastante! Acordamos ás 3h da manhã, lá estão eles....
Não sei se alguem passa pelo mesmo problema que eu, por isso vou contar-vos pois não sei como o resolver. Eu e o meu marido moramos num bloco de...
Boa tarde, Estou com um problema em relação aos meus vizinhos, se alguém tiver passado pelo mesmo ou souber como posso proceder para resolver...
Ola Minhas Keridas! Já ha um tempinho k n venho cá. Mas hoje preciso da vossa ajuda... A situação é a segfuinte: Moro num apartamento, k infelismente...