Como escolher a melhor comida para o seu cão | A Nossa Vida

Como escolher a melhor comida para o seu cão

Alimentar o seu cão com comida nutritiva apropriada e de alta qualidade é a melhor coisa que pode fazer - enquanto dono de um animal de estimação - pela saúde do seu companheiro de quatro patas. Uma boa alimentação vai fazer com que o pelo do seu animal fique ainda mais bonito e brilhante. Por outro lado, fortalecerá o seu sistema imunológico e manterá o seu sistema digestivo em boa forma. Saiba como escolher a melhor comida para o seu cão e dê-lhe a melhor ração que há no mercado.

A escolha da melhor ração

A nutrição de um cão é um fator muito importante na vida do animal, pois é ela a responsável principal pela sua performance, longevidade e bom estado geral de saúde. Porém, alguns donos não sabem se rações super premium – que se encontram em clínicas veterinárias ou lojas de animais especializadas – são melhores que as rações normais, como por exemplo as que se encontram nos supermercados. Além disso, também têm dúvidas se o preço das rações super premium está relacionado apenas com a qualidade da marca ou se representa mesmo uma vantagem inequívoca em relação a outras rações mais económicas. A verdade é que, segundo a classe veterinária, a ração super premium é a ideal para a dieta dos amigos de quatro patas, independentemente de ser mais cara que as demais, uma vez que é a mais completa e nutritiva.

A apetência dos animais em comer carne

Uma das coisas que as pessoas se esquecem - e não deviam -, é que os cães devem ser alimentados como carnívoros para suprir as necessidades digestivas e de nutrientes que o seu corpo exige e para atingir o seu potencial máximo. Eles têm um trato digestivo curto e muito ácido, o que lhes permite digerir proteínas e gorduras animais. Além disso, os seus dentes são muito afiados (são ideais para rasgar a carne que lhes é servida) e as suas mandíbulas movem-se na vertical, ao contrário dos herbívoros. Também é de realçar que a sua saliva é sem amílase, o que lhes impede de processar grandes quantidades de hidratos de carbono. Todos estes fatores indicam que o cão é um animal que tem muita apetência em comer carne e, como tal, os seus instintos não devem ser contrariados.

A melhor comida para o seu cão baseada em carne

O seu cão tem necessidades alimentares específicas e é necessário que a sua dieta seja constituída por carnes frescas inteiras, pois são estes alimentos que ele ingeriria se estivesse no seu habitat natural. Assim sendo, a sua ração deverá ser constituída da seguinte forma:

Rica em proteínas

O seu cão é um animal carnívoro que deve estar adaptado a uma dieta rica em proteína. Atualmente, há várias marcas no mercado que oferecem rações até 75% de carne, isto é, três vezes mais que as marcas convencionais de alimentos para cães, e sem qualquer proteína vegetal. Isto é o ideal para que o seu cão não fique doente, mas sim forte e saudável.

Utilização de carne fresca ou crua

A maioria das carnes utilizadas numa boa ração veterinária deverá ser fresca ou crua, o que acaba por fornecer os nutrientes essenciais aos seus companheiros de quatro patas. Além disso, proporciona os sabores naturais e os benefícios que os cães, simplesmente, adoram e que vão de encontro aos seus instintos.

Variedade de carnes frescas

Os cães beneficiam de uma variedade de carnes frescas na natureza e, como tal, é necessário que a sua dieta inclua uma variedade ímpar de carne fresca de aves criadas ao ar livre (como por exemplo frango, peru, entre outras), ovos e peixes de captura selvagem.

Legumes e frutas

Os legumes e as frutas são fontes ricas em fibra e hidratos de carbono e contribuem para a estabilização dos níveis sanguíneos de glucose e aumentam a sensação de saciedade nos animais. Por outro lado, a sua inclusão na dieta de um cão também favorece o seu trânsito intestinal, contribuindo para um controlo mais eficaz de doenças como a diabetes e a obesidade.

Leia também...