Como escolher um colchão de casal | A Nossa Vida

Como escolher um colchão de casal

O colchão certo para uma cama é uma peça importante, especialmente na decoração de um quarto. O colchão escolhido irá determinar a qualidade do repouso e do conforto de um casal. Descubram como escolher um colchão para a cama de casal e passem as noites a dois de uma forma descansada e relaxada.

A importância de ter um bom colchão

A escolha de um colchão para a cama permite que se tenha uma boa, ou má noite de descanso. Uma noite mal dormida pode provocar inúmeras alterações na mente e no corpo, como por exemplo: aumento dos níveis de stress, perda de memória, acréscimo de peso, problemas de concentração, mau humor, dores de cabeça, dores no corpo, entre outros sintomas que fazem com que um dia normal se possa transformar num pesadelo. Para que tal não aconteça, é necessário escolher o colchão mais adequado para se conseguir dormir bem. Assim sendo, o colchão de uma cama de casal deve ser sempre confortável e ergonómico, respeitar a curvatura da coluna, isolar o suficiente para dar uma sensação de aconchego e bem-estar e ser bem ventilado de modo a afastar a humidade em excesso. Só assim é que se consegue recuperar forças e a boa disposição que advém de uma noite de descanso com qualidade.

Aspetos a ter em conta antes de comprar um colchão

Para comprarem um colchão de casal apropriado às necessidades, é necessário considerar os 4 aspetos seguintes:

1. O tipo de colchão pretendido

Atualmente, existem vários tipos de colchões disponíveis no mercado, como os de espuma, de molas, de látex, de água, de ar, magnéticos, ortopédicos, entre outros. Podem ser moles ou duros, conforme os gostos pessoais e, normalmente, são vendidos em lojas de decoração, lojas especializadas, lojas de fábrica ou feiras. Tenha em atenção que o preço dos colchões nas fábricas é muito mais acessível e, como tal, esta é uma das opções mais viáveis.

Porém, a melhor forma de escolher um colchão para a cama de casal passa por deitarem-se nele durante um minuto para testar o seu conforto e a fiabilidade dos seus materiais. Não devem comprar um colchão apenas pela marca que ostenta – devem experimentá-lo e só depois, se tiverem gostado, é que o devem comprar.

2. A durabilidade do colchão

Além de proporcionar conforto durante o sono, o colchão deve ser construído com os melhores materiais, de modo a durar muitos anos. Por norma, os colchões de casal devem ser substituídos ao fim de 8 a 10 anos porque, com o passar do tempo, vão perdendo a sua firmeza e altura. Contudo, com alguns cuidados adicionais, podem durar muito mais tempo. Por exemplo, é necessário fazer diariamente a cama e deixá-la arejar para não ganhar humidade; e virar regularmente o colchão para não criar zonas de deformação permanentes.

3. A garantia oferecida pelo colchão

Na indústria dos colchões há muita competitividade e cada empresa tenta oferecer o melhor conforto possível ao melhor preço. Muitas empresas oferecem colchões com 10 anos de garantia e isso é sinal de que confiam na qualidade dos seus produtos. No entanto, devem optar sempre pela solução mais confortável. Por exemplo, os colchões com molas de aço têm elasticidade, firmeza e ventilação e são os mais adequados para quem transpira muito ou vive em regiões muito quentes. Por outro lado, se tiver alergias ou asma, um colchão de espuma ou de látex é a melhor opção.

4. As dimensões do colchão

Não se deve comprar colchões maiores ou mais pequenos do que as dimensões de uma cama. No momento da compra, devem levar as medidas exatas da cama e escolher o colchão de acordo com essas medidas. Os colchões de casal devem adaptar-se perfeitamente às medidas das camas, pois isso permite que descansem de uma forma confortável e relaxada.

Como escolher um colchão de casal

Para encontrarem um colchão de casal que possibilite uma boa noite de sono e de descanso, é preciso considerar os pontos seguintes:

Adquirirem um colchão espaçoso

Preferencialmente, os casais devem dormir numa cama de tamanho “Queen” (1,58m x 1,98m) e, como tal, o colchão deve ser bastante espaçoso. Não é aconselhável a aquisição de um colchão de medidas simples, uma vez que ele é muito apertado para duas pessoas e para os movimentos involuntários que podem surgir durante o sono.

Conversarem acerca do colchão pretendido

O colchão é uma das peças de mobiliário mais importante na decoração de um quarto e a sua compra deve ser sempre bem pensada. Existem vários tipos de colchões no mercado, no entanto, devem adquirir um que garanta o máximo conforto, firmeza, durabilidade e bem-estar. O colchão escolhido deve ser desejado por ambos, para criar um quarto onde ambos os elementos do casal gostem de dormir.

Adquiram um colchão ao gosto dos dois

Se não existir concordância acerca do colchão mais adequado para as necessidades do casal, uma vez que um quer um colchão duro e outro pretende um mais mole, saibam que existem alternativas. Há modelos que permitem que cada lado do colchão se adapte ao pretendido (mole ou duro). Assim, cada um poderá ter o tipo de colchão que mais aprecia.

Conversem sobre os preços antes de comprar um colchão de casal

Antes de comprarem um colchão de casal, devem definir o valor limite que estão dispostos a gastar. Ao fazerem-no, estarão a restringir a procura e a proteger o orçamento estabelecido. No entanto, se não encontrarem o colchão pretendido, não comprem um colchão desconfortável só para pouparem dinheiro. Por vezes, é preferível ultrapassarem um pouco mais o orçamento definido e comprarem algo de qualidade inquestionável e que dure mais anos.

Procurem de forma exaustiva

Se não têm pressa em adquirir um colchão de casal para o quarto, façam uma pesquisa exaustiva dos colchões existentes no mercado. Assim, terão uma opinião melhor formada sobre os colchões mais apropriados para as vossas necessidades. Não optem pelo primeiro colchão de casal que encontrem, façam comparações com os preços praticados noutras lojas e procurem sempre as melhores promoções.

Um dos aspetos mais importantes na compra de um colchão de casal é a de que ele deve dar conforto aos dois e não apenas a uma pessoa. Só assim é que ambos vão conseguir relaxar e descansar corretamente. Também é de destacar que existem colchões de casal especialmente desenhados para evitar e aliviar as dores nas costas e, com estes, é garantido que terão um ótimo conforto e descanso.

Leia também...