Como ensinar um cão a sentar

Cachorro sentado no jardim

Ensinar o vosso cão a sentar-se será, provavelmente, um dos primeiros truques que vão tentar enquanto donos de um fiel amigo de quatro patas. Básico e extremamente importante numa enorme variedade de situações futuras, não é difícil ensinar um cão a sentar-se, mas requer alguma persistência e disponibilidade. Porém, o resultado final valerá todo o esforço!

  • Antes de começar a treinar o ato de sentar, é importante que não esteja na hora do cão comer ou ir à rua.
  • Escolham um local sossegado, sem distrações para o cão e onde não serão interrompidos.
  • Levem no bolso algumas pequenas guloseimas, especificamente concebidas para cães. Pegue numa dessas guloseimas, coloque-a em frente ao nariz do cão e depois movimente-a lentamente para cima, sobre a cabeça do cão. O cão irá seguir a guloseima com os olhos e com o nariz e tais movimentos irão, muito provavelmente, levá-lo a sentar-se. Se isso não acontecer, podem dar uma ajuda com as vossas mãos (de forma gentil), mostrando-o que deve sentar-se. Evitem usar comandos verbais, apenas gestos e movimentos.
  • Quando o cão estiver sentado, devem elogiá-lo efusivamente e, claro, recompensá-lo com a muito aguardada guloseima! Repitam todo o processo diversas vezes até o cão perceber o que deve fazer e conseguir fazê-lo com êxito.
  • Uma vez conseguido o ato de sentar, há que passar para a fase seguinte: relacionar o comando verbal “sentar” com esse ato.
  • Comecem por dizer “sentar” e repitam exatamente o mesmo processo descrito acima, sem esquecer o elogio e a recompensa. Repitam várias vezes e, quando acharem que o cão está pronto, digam simplesmente “sentar”, repetindo a palavra e recompensando o cão sempre que ele conseguir efetivamente sentar-se.
  • O passo seguinte é eliminar a guloseima e conseguir que o cão se sente na mesma, com recurso único e exclusivamente ao vosso comando verbal. Porém, a partir desta altura, e sempre que quiserem dar uma guloseima ao cão, devem sempre pedir que ele se sente primeiro.
  • Terão ainda de treinar em vários locais da casa e fora dela, para que o cão perceba que o comando “sentar” é válido em qualquer lugar. Um cão bem treinado é aquele que se senta mal ouça a palavra “sentar” por parte dos donos, quer esteja em casa, na rua, na presença de outras pessoas ou cães.
  • A primeira sessão de treino para ensinar um cão a sentar-se deve ser relativamente curta, mas devem repeti-la algumas horas depois e assim sucessivamente para garantir o sucesso.
  • Se, após várias tentativas, o cão não responder positivamente ao treino, parem e tentam novamente alguns dias depois. Mais cedo ou mais tarde, o vosso cão irá aprender!

 

Média: 4.5 (54 votos)

Artigos relacionados

Porque se queixarão as mulheres das lides domésticas se basta um pouco de organização? Segunda-feira Sózinho em casa. A minha mulher foi passar a...
Com o tempo, os casais tornam-se cada vez mais confortáveis um com o outro, a rotina instala-se, as pequenas surpresas que antigamente preparávamos...
Para ensinar uma língua, em primeiro lugar, é imprescindível ser-se fluente na mesma ou então não é bem ensinada. As línguas são para aprender a...
Os sogros chegam em meia hora, ou vem um casal amigo visitar a casa à última hora? A casa está uma desarrumação e pretendem que quem vos visite...
Bom dia tenho três cães: dois com 4 anos e um com cinco anos. Preciso de os ensinar a fazer as necessidades na varanda. Como faço? obrigado