Como dormir bem nas noites quentes

Mulher deitada na cama

As noites de calor podem ser verdadeiramente insuportáveis quando tentamos dormir e não o conseguimos fazer. No entanto existem algumas dicas que se podem revelar extremamente úteis para que as noites quentes sejam mais agradáveis. Conheça 7 técnicas para dormir bem numa noite de calor e tenha um serão descansado.

1. Adormeça destapado

Retire mantas e lençóis de cima de si. Adormeça completamente destapado para melhor aproveitar alguma eventual frescura que possa existir no quarto. É frequente que durante a madrugada a temperatura desça ligeiramente, e nessa altura se o entender poder-se-á cobrir com um lençol fino.

2. Durma com um pouco da janela aberta

Deixar os estores ou persianas descidos, mas os vidros das janelas abertos é uma técnica excelente para controlar o calor que faz dentro do quarto e para dormir bem de noite.

Sempre que a altura da casa assim permita pode também deixar-se um pouco da janela, ou mesmo toda a janela aberta e os estores levantados. De noite o ambiente exterior é bastante mais fresco do que o ambiente dentro de casa, por isso permitir a entrada de ar puro vai contribuir em muito para uma boa noite de sono.

3. Nada de trajes abafados ou tecidos quentes

De preferência dormir todo nu é excelente para minimizar os efeitos de uma noite bem quente. Se não se sentir à vontade para dormir sem roupas, então opte por trajes feitos de tecidos leves e frescos, bastante arejados e simples. Não se prenda com bonitezas nem pijamas complicados. É escuro, ninguém o vai ver e o que mais importa é dormir bem toda a noite. Mantenha-se fresco.

4. Hidrate-se devidamente

As noites muito quentes requerem uma melhor hidratação do corpo. É fundamental que você se mantenha bem hidratado para conseguir uma noite de sono reparador, apesar do calor que fizer lá fora.

Provavelmente alguns de nós se devem recordar dos célebres copinhos com água que as nossas mães insistiam em colocar nas mesinhas de cabeceira, e que se destinavam a matar a sede durante a noite. Pois essa é uma ótima estratégia para dormir bem numa noite tórrida. A água bebida em golos pequenos mas regulares vai fazer com que seja mais fácil adormecer.

5. Apague todas as luzes do quarto

Manter o quarto completamente às escuras funciona muito bem para se habituarem a dormir um com o outro e para combater o calor noturno. As lâmpadas, ainda que de baixa voltagem provocam um maior aquecimento do ambiente, impedindo assim que se minimizem os efeitos desagradáveis das noites muito quentes.

6. Não vá para a cama com a barriga muito cheia

Comer demais antes de ir para a cama é uma atitude a evitar nas noites quentes. Será mais difícil conseguir adormecer se a barriga estiver demasiado cheia, pois a pessoa sentir-se-á mais pesada e menos capaz de se manter quieta até adormecer. Por isso nada de grandes banquetes antes da hora da deita.

7. Respire de forma lenta e compassada

A forma como respiramos também condiciona o nosso sono durante as mais quentes noites do ano. Respirar de forma prolongada e intensa, tentar inspirar e expirar a ritmo bem rápido vai espantar o sono, e ainda por cima provocar má disposição noturna.

O ideal é manter a respiração controlada de forma pausada e intensa. Para dormir bem numa noite de calor devemos ajustar a nossa respiração ao excesso de temperatura, e procurar que a respiração não manifeste qualquer tido de problema.

Dormir bem numa noite quente é um desafio incalculável. Se por um lado o calor impede o sono, por outro lado o cansaço acaba sempre por levar a melhor e adormecemos ainda que tardiamente. Manter o corpo fresco e a mente desanuviada são imperativos para passar uma noite calma e tranquila.

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