Como cultivar morangos

Morangos

Os morangos são dos frutos mais bonitos e desejados, querem saber como podem cultivar morangos? Saibam que os morangos são uma das frutas mais deliciosas e mais fáceis de plantar. Podem plantá-los em vasos, canteiros, cestos pendurados na varanda, ou como borda de um belo canteiro no jardim.

Onde plantar morangos

Os morangos podem ser plantados em qualquer tipo de solo, desde o mais leve ao mais arenoso; no geral preferem solo húmido com bastante drenagem. O local deve ter bastante incidência de sol, e deve estar protegido do vento. As raízes dos morangos não são muito compridas, por isso, desde que exista bastante material orgânico para os nutrir, não é necessário muita profundidade de composto. Os morangos plantam-se no exterior desde Junho até ao final de Setembro.

Como cultivar morangos    

Cultivar morangos através das sementes do fruto não é tarefa fácil, mas cultivar morangos quando estes já estão em planta até obter o fruto pode ser muito fácil. Dirijam-se a um horto e comprem alguns pés de plantas de morangos já prontos a serem plantados. Se pretendem cultivar morangos a partir de sementes, existem inúmeras variedades de sementes de morangos no mercado, entre as quais podem selecionar. Terão de semear pelo menos 4 semanas antes do transplante. Também devem colocar cada semente na terra com a distância suficiente para terem espaço para crescer. Coloquem as sementes num bom composto orgânico, num espaço interior com bastante luz, como no parapeito da janela da cozinha. À medida que as sementes dos morangos vão crescendo, transplantem-nas para vasos maiores ou diretamente para o local onde pretendem cultivar os morangos, mantendo sempre um bom composto com boa drenagem e sempre com bastante humidade.

Como plantar morangos no jardim

Os morangos crescem bem em camas de jardim, onde estão plantados num pedaço de terreno um pouco mais elevado que o restante. É necessário que o solo retenha o composto e a humidade necessária, porém, este tipo de opção de plantação é ideal para permitir uma boa drenagem, prefeita para uma boa colheita de morangos.
Os morangos também podem ter uma função decorativa no jardim quando se plantam nas bordas dos canteiros. Ao plantarem um lote de morangos, plantem cada planta afastada cerca de 30 cm em filas espaçadas por 60 cm. Para evitarem as lesmas e caracóis, espalhem cascas de ovo partidas por debaixo de cada pé.

Plantar morangos em potes e vasos

Os morangos podem ser plantados em qualquer local, incluindo potes e vasos, alguns deles específicos para tal. Tal como nos canteiros de jardim, é necessário que os vasos ou potes tenham uma boa drenagem. Para o conseguirem coloquem no fundo do vaso uma camada de cerca de 2 centímetros de altura de cascas de pinheiro, de gravilha grossa ou outro material adequado para permitir a drenagem. Reguem os morangos com regularidade e coloquem os vasos em locais protegidos do vento e com muito sol. Nunca se esqueçam de manter os morangos regados e a terra húmida, especialmente quando estiver muito calor e quando eles estiverem a dar fruta.

Cuidar da fruta

Mantenham sempre o fruto longe do solo para evitar o apodrecimento. Usem um intrincado de palha, pequenas pedras ou plástico com furinhos para evitar que o fruto esteja em contacto com o solo e para permitir a rega.

Colher e recolher

Cortem sempre o fruto pelo pé e não o arranquem sem a folhagem verde que lhe é característica. Para colherem morangos para o próximo ano basta que cortem a folhagem seca e as guias. Também devem baixar a quantidade de água da rega, não devem deixar que o solo seque por completo. Para o ano há mais.

Média: 4.3 (155 votos)