Como colocar papel de parede

Quarto com papel de parede

Já pensaram em colocar papel de parede e não sabem como? Colocar papel de parede é fácil, e nós vamos ensinar como se coloca papel de parede. Se a decoração da vossa casa não está ao vosso agrado e querem uma nova imagem para a casa, não há problema. Podem brilhar na decoração com a introdução de novos materiais como o papel parede para terem uma divisão ou a casa inteira “nova” e rejuvenescida. O papel de parede é uma forma de decoração excelente para a vossa casa e tem a enorme vantagem de poder ser substituído de acordo com as novas tendências e gostos pessoais.

Saibam como colocar o papel de parede nas paredes lá de casa.

Papel parede, o que é?

O conceito de papel parede sempre esteve em voga, quer na decoração das paredes de lá de casa, quer na imagem do ambiente de trabalho do seu computador e telemóvel. A nível de decoração para casa, o papel de parede destaca-se pela versatilidade e modernidade. Existem papéis de parede de diversas coleções e padrões, como riscas, flores; papéis de parede com textura, lavável, ou até próprio para uma casa de banho/banheiro. Um papel de parede até pode ser personalizado, tudo depende da decoração que queiram dar à vossa casa e, claro, das vossas preferências.

Não é necessário ser um génio do bricolage: a aplicação do papel de parede na vossa casa é mais fácil do que possa parecer. Aprendam os passos que devem seguir na colocação do papel de parede e utilizem as ferramentas correctas.

Ferramentas necessárias

Uma loja de bricolage é o local indicado para adquirirem todas as ferramentas necessárias para a decoração da vossa casa. A nível de decoração da vossa casa, a colocação do papel de parede só será bem-sucedida se tiverem o auxílio das ferramentas indicadas:

  • Fita métrica e fio-de-prumo;
  • Lápis, pincel e colher de pau;
  • Cola de papel de parede;
  • Balde e água;
  • Panos e plásticos;
  • Rolo de pêlo duro;
  • Mesa e escadote;
  • Tesoura, régua e x-acto.

Devem ter em atenção que a não utilização das ferramentas apropriadas, pode provocar o surgimento de “enrugamentos” na superfície das paredes.

A preparação do local

Antes de colocarem o papel de parede, devem preparar o local de forma a rentabilizar o vosso tempo, diminuindo o desperdício e o esforço. Como tal, na decoração da vossa casa e na colocação do papel de parede, dividam o trabalho em etapas.

Preparação da parede

A primeira etapa visa todos os trabalhos que são desenvolvidos antes da colocação do papel parede.

1. Limpem as paredes

Em primeiro lugar, é necessário verificar se as paredes da vossa casa onde vão colocar o papel parede estão lisas, sem qualquer buraco, bolor ou fendas; se não estão nas melhores condições terão que as lixar e colocar massa até estas ficarem lisas. É aconselhável lavarem as paredes e deixarem secar. Só assim o papel parede tem o efeito desejado. Quanto mais tempo gastarem na preparação do local, melhores resultados obterão na decoração da vossa casa.

2. Desliguem a electricidade e removam os objectos da parede

Antes de colocarem o papel parede, desliguem a electricidade para não correrem o risco de apanhar um susto valente. É indispensável que retirem todos os objectos da parede, caso contrário, os efeitos serão catastróficos. 

3. Forrem o chão

Utilizem plásticos para forrar o chão, assim o trabalho será rápido, limpo e eficiente. Depois, no final, é só retirarem os plásticos e já podem usufruir do “novo” espaço da casa.

Qual a quantidade de papel de parede necessário?

A quantidade de papel de parede necessária está intimamente ligada ao tamanho das paredes da casa que pretendem forrar. O papel parede será colocado por rolos de papel, portanto é necessário conhecer a largura do rolo de papel parede para saber quantos rolos precisam as paredes da vossa casa.

Como se prepara a cola?

Cada embalagem de cola dá para seis a oito rolos de papel parede. O papel parede mais grosso precisa de mais cola para aderir com uma maior facilidade. Na preparação da cola, devem ter um balde com água pela metade e depois vão adicionando a cola em pó. Misturem todo o preparado com a ajuda de uma colher de pau de modo a que não forme grumos. A cola estará pronta quando tiverem um líquido mais forte e de cor esbranquiçada. Chegados aqui, só falta “estamparem” as paredes da vossa casa.

O padrão do papel parede

Esta parte é muito importante: de acordo com o padrão que apresenta, verifiquem o tipo de acerto que o papel parede necessita. O sucesso da decoração da vossa casa passa por este ponto, como tal, simulem na parede e façam experiências antes para ver se as tiras casam bem entre elas. Por exemplo: se o papel tiver um padrão, o padrão da faixa colocada deve completar o padrão da faixa nova. Isto implica por vezes desperdício de papel, pois uma faixa de papel pode ser cortada mais acima ou abaixo, portanto cortem cada faixa de forma a bater certo com aquela colocada anteriormente.

A colocação do papel parede

A colocação do papel parede é o procedimento mais fácil na decoração da vossa casa, se a preparação tiver sido escrupulosamente cumprida. Apenas têm que colocar o papel parede, mas não o façam à sorte.

Pendurar a tira de papel: Deixem o papel parede absorver a cola pelo tempo recomendado (cerca de 10 minutos). Em seguida apliquem a primeira tira e dêem sempre uma margem de segurança, pelo menos 50 milímetros no tecto e 50 milímetros no rodapé. À medida que vão colocando o papel parede a cada 20 centímetros, passem um pano, esponja seca ou até um rolo de pêlo duro por cima do papel parede para que este fique bem preso.

Os remates finais

Depois do papel parede colocado nas paredes da vossa casa, só faltam concluir os últimos pormenores. Como tal, precisarão da ajuda de uma régua e um x-acto afiado para os remates finais. Cortem as tiras superiores do papel parede de forma rente e ajustável ao vosso tecto e na zona dos rodapés cortem com uma margem de 0,5 centímetros e empurrem essa margem para dentro do rodapé. Posteriormente, retirem todos os plásticos do chão e usufruam da vossa nova casa.

Não é necessário serem decoradores profissionais para conseguirem forrar a vossa casa com papel parede, basta terem gosto, empenho e dedicação. Os resultados falarão por si, a vossa casa estará mais fashion, assim como a vossa decoração.

Média: 3.7 (31 votos)