Alarme em casa, sim ou não?

Activar o alarme de uma casa

Para muitas pessoas, a instalação de um alarme em casa é sinónimo de maior segurança e de proteção contra os denominados “amigos do alheio”. Para outras, é apenas mais uma forma de gastar dinheiro indevidamente. Saibam se devem ou não colocar um alarme em casa e protejam da melhor forma o património e a família.

Identificar os pontos fracos da casa

Para proteger a casa e torná-la o mais segura possível, é preciso identificar quais são os pontos fracos do lar. Na maioria dos casos, os acessos à casa, as zonas de passagem, a garagem, as portas, as janelas e o jardim são as zonas que precisam de ser reforçadas em matéria de segurança. Ao fazê-lo, poder-se-á impedir um assalto ou invasão de propriedade e defender tudo aquilo que tanto custou a adquirir.

Como proteger a casa

Se for detetado que a casa ou apartamento apresenta muitas falhas de segurança, é necessário adquirir alarmes anti-roubo especiais ou adotar medidas de proteção específicas. São elas:

1. Reforçar as portas e as janelas

Deve-se garantir que todas as portas da casa são suficientemente fortes e resistentes e que todas as janelas que estão próximas das portas estão bem reforçadas. Para o fazer, deve-se adquirir trincos resistentes com várias trancas de segurança. Assim, as portas e as janelas não serão facilmente arrombadas, o que vai permitir estar com mais segurança e despreocupação no interior da casa.

2. Colocar trancas nos estores das janelas

Um dos procedimentos de segurança que está relacionado com a proteção de uma casa refere-se à colocação de trancas nos estores das janelas. Os estores devem ser trancados por dentro e é aconselhável que as janelas que podem ser alcançadas do chão tenham grades ou barras de ferro de proteção. Esta ação pode não ser esteticamente apelativa, mas é, sem dúvida, uma das mais eficazes contra assaltos e invasões de propriedade.

3. Trancar as portas deslizantes

As portas deslizantes são uma excelente alternativa na decoração de uma casa, especialmente quando o espaço é limitado. No entanto, em termos de segurança, quando as portas deslizantes dão acesso para o exterior, é aconselhável que sejam reforçadas com trancas ou ferros de reforço para os fechos.

4. Manter a casa com uma boa visibilidade

As árvores e os arbustos de um jardim de uma casa transformam por completo a beleza cénica de uma paisagem e dão-lhe uma maior privacidade em relação ao exterior. No entanto, quando estão demasiado altas retiram a visibilidade necessária que uma casa deve ter e isso torna-a mais insegura. É mais seguro que tenha uma visão ampla e clara do seu espaço exterior e que as árvores e plantas não deem acesso a varandas ou pisos superiores.

5. Instalar luzes automáticas

Para aumentar a segurança do seu lar, é recomendável que instale luzes automáticas que acendam automaticamente a intervalos regulares. Assim, dará a impressão que está sempre gente em casa e isso poderá desencorajar os assaltantes. Por exemplo, não se deve deixar o carro estacionado na rua sempre que se vai a casa, deve-se colocar antes na garagem, longe dos olhares indiscretos. Ao fazê-lo, quando tiver de sair de casa, ninguém saberá se ficou alguém no seu interior. Por outro lado, também se pode instalar luzes de presença nas zonas de passagem e no jardim da casa de modo a que fique bem iluminada e o mais visível possível.

6. Planear as férias

Sempre que forem de férias para qualquer destino não devem deixar a vossa casa ao abandono, antes pelo contrário. Devem pedir a alguém que se desloque à habitação com regularidade para regar o jardim e abrir as janelas, pois essa é uma forma da casa apanhar ar e de mostrar que existe lá gente. Para mostrar que a casa está ocupada, também poderá deixar um rádio ligado a fazer barulho (num volume apropriado) durante o período de férias. Um rádio que funcione a pilhas é barato e consegue aguentar vários dias ligado.

7. Pôr alarmes na garagem

A garagem é uma dos zonas da casa que deve estar tão ou mais segura que as restantes divisões, até porque lá fica o automóvel e outros objetos valiosos. Na maioria das vezes, os assaltantes optam por entrar pela garagem porque esta é uma área de fácil acesso que permite entrar na casa. Para que tal não aconteça, fechem sempre o portão da garagem e comprem um alarme contra intrusos. Ao instalar um sistema eletrónico anti-roubo, devem fazer uma distribuição eficaz dos elementos: teclado nos acessos, central de controlo num local pouco evidente e detetores bem distribuídos.

8. Procurar um bom sistema de alarmes

Atualmente, a oferta de sistemas de alarmes é muito diversificada, pois existem inúmeros modelos de alarmes no mercado. Por outro lado, também é de realçar que existem muitas empresas de segurança que fornecem soluções económicas para proteger a sua casa de uma forma eficaz.

Os preços dos alarmes podem variar muito e pode-se encontrar kits básicos (central, sirene e sensores) que podem montar em regime de “faça você mesmo” por aproximadamente 150 euros / 366 reais. Por outro lado, também se poderá encontrar um alarme com proteção total a custar entre 500 euros / 1.219 reais e 1.000 euros / 2.437 reais. Tudo depende do tipo de alarme que se deseje e do quanto se está disposto a pagar.

Muitas pessoas preferem um bom sistema de alarmes e um seguro da casa multiriscos, pois sentem mais proteção e em segurança contra eventuais assaltantes ou intrusos.

9. Não se esquecer de ligar o alarme

Depois de adquirirem um alarme para proteger a vossa casa, não se esqueçam de o manter sempre ativo. O alarme só funciona se estiver ligado e, como tal, não se devem esquecer de o ativar. Só assim, o vosso património e família estarão em segurança e bem protegidos.

Média: 4.8 (10 votos)

Artigos relacionados

olá a todas, já tenho a pré-instalação feita na minha casa mas agora falta comprar os equipamentos. Queria ajuda nas empreas que há e se sabes o...
Porque se queixarão as mulheres das lides domésticas se basta um pouco de organização? Segunda-feira Sózinho em casa. A minha mulher foi passar a...
Olá boa noite, bem, moro no r/c e gostava de saber se alguém conhece alguma coisa para tornar as janelas de casa mais seguras. Eu sei que existem as...
Olá meninas, Venho pedir a vossa ajuda, alguém tem alarme em casa? Eu tenho de instalar um. Alguém me pode aconselhar? Sei que à empresas que fazem...
Alguém percebe de alarmes de casa,tirei o fio da corrente da sirene depois voltei a por e a sirene nunca mais funcionou.Ajudem por favor os técnicos...
...