9 renovações da casa que vocês podem fazer

Numa perspetiva decorativa de “façam vocês mesmos” poderão poupar no custo de um decorador, ou mesmo no custo da mão-de-obra que contratariam para dar uma nova decoração à casa. Se sentirem que está na hora de “pôr as mãos na massa”, aqui ficam algumas dicas simples de colocar em prática, mas que poderão dar um aspeto novo à vossa casa.

1. Dêem nova vida aos móveis da cozinha

Um dos elementos mais marcantes na cozinha são os armários da mesma. Portanto ao remodelarem-nos, irão dar uma nova vida à cozinha. O que fazer? Considerem a opção mais adequada ao vosso espaço: pintar os armários, lacá-los ou colocar novas portas.

Armários de cozinha

2. Mudem os puxadores

Esta medida é simplesmente fácil e muito eficaz para conseguirem dar um novo look aos armários da cozinha, ou a móveis comuns, de forma acessível e rápida. Existem locais que vendem puxadores muito interessantes e não muito dispendiosos como o IKEA ou a Zara Home. Podem substituir os puxadores de madeira ou de plástico, por uns de porcelana, inox, vintage, enfim, o que se adequar ao que pretendem conseguir.

Puxador em flor

3. Mudem a iluminação

A luz lateral ou direcionada é a melhor opção para colocar em casa. O típico candeeiro de teto único por cada divisão não é uma luz agradável. Na cozinha optem por iluminação direcionada: substituam o único candeeiro de teto por uma iluminação em fila com diversos focos apontados, não para baixo, mas para os locais da cozinha que pretendem iluminar. Na restante casa, em vez da luz de teto optem por colocar candeeiros de pé em diversos pontos, pois a luz é muito mais acolhedora e agradável.

Candeiros

4. Nova cabeceira da cama

Forrarem a cabeceira da cama com um tecido é simples e muda realmente um quarto. É apenas necessário forrarem a cabeceira com enchimento de espuma por cima e forrarem com tecido ou pele à vossa escolha. Podem adicionar tachas prateadas para um look vintage.

Cama em tons de cinza

5. Substituam o chão de azulejo por soalho flutuante

Um chão de madeira é muito mais acolhedor do que um chão de azulejo. Substituam o chão da casa que está em azulejo, por um soalho flutuante. Esta opção é muito económica, pois existe soalho flutuante a preços muito acessíveis. Depois terão de o montar vocês. Não se esqueçam de comprar rodapés da junção das portas e paredes para fazerem os remates finais necessários.

Salas

6. Substituam as torneiras

Se as torneiras lá de casa estão a necessitar de uma vida nova, então substituam-nas por novas. Esta medida dará ao banheiro e à cozinha uma lufada de ar fresco.

Tormeira

7. Coloquem nova massa nas juntas dos azulejos

Com o tempo, as juntas que unem os azulejos vão ficando mais escuras, e algumas com bolor. Comprem massa para restaurar estas juntas (é algo bastante acessível à venda em qualquer grande superfície) e apliquem. Parecerá que colocaram novos azulejos sem de facto o terem feito.

8. Coloquem lambris nas paredes

Recordam-se das casas antigas que tinham umas elegantes e intrincadas detalhes inferiores em gesso ou madeira a decorar as paredes? Pois é, um lambrim pré-feito faz exatamente o mesmo efeito, a um custo muito inferior. Basicamente é apenas necessário comprarem um lambrim com as medidas que se adequem à parede que pretendem decorar, rodapé e remates. Depois é necessário colá-lo ou pregá-lo à parede, e voilá, paredes com nova vida.

Lambris na parede

9. Pintem

Esta é a forma de decorar mais fácil de considerar, quando se pensa em redecorar a casa. E com toda a razão, pois na realidade é a medida que faz grandes mudanças num verdadeiro instante. Pintar uma divisão da casa numa cor distinta, dará ao local nova vida. Brinquem com a cor, pintem uma parede apenas para acentuar um móvel, ou dêem à vossa cozinha uma cara lavada. Não se esqueçam que existe tinta para pintar azulejos e até o chão. Por isso mãos à obra, que lá em casa há muito que pode ser feito.

Sofa e quadros

Leia também...