8 formas de transformar uma sala apenas com tecido

Sala decorada tons castanhos

Uma das formas mais fáceis e mais baratas de dar um toque decorativo a um local que já está a ficar sem graça, é a utilização pouco onerosa de algum tecido com criatividade. Por vezes umas almofadas engraçadas, uma aplicação nas cortinas, uma nova capa para o sofá muda toda uma sala sem grandes custos. Até Vivian Leigh no filme “E Tudo o Vento Levou” surpreendeu com o que se pode fazer apenas com umas cortinas e um pouco de criatividade... Um pedaço de tecido representa inúmeras possibilidades decorativas. E como usar tecido de forma a obter-se uma decoração que realmente valha a pena? Ficam aqui algumas dicas que ajudarão a obter metros de resultados criativos e pouco dispendiosos.

1. Padrões arrojados em pequenas quantidades

Padrões arrojados em pequenas quantidades

Forrar apenas a almofada do otomano ou algumas almofadas do sofá com um padrão arrojado será uma forma excelente para conseguir obter um ar moderno. Este tipo de tecido, com padrões arrojados, deverá ser usado em pequena quantidade e apenas em locais estratégicos da divisão (locais que atrairão o olhar); pois colocarem um padrão arrojado nas cortinas, no sofá, nas almofadas, e noutros locais da divisão, fará com que em vez de obterem uma decoração interessante e equilibrada, obtenham algo sem interesse e muito confuso. Idealmente - como um tecido destes vai ser usado em pequenas quantidades - devem optar por um tecido mais especial, que pode ser até mais dispendioso, mas depois complementá-lo com outros tecidos menos dispendiosos e mais neutros na restante decoração. Se forrarem o sofá com um tecido de cor neutral e colocarem apenas algumas almofadas com um tecido mais ousado, conseguirão um óptimo resultado com um custo baixo.

2. O sofá é a camisa branca da casa

O sofá é a camisa branca da casa

Todos temos uma simples camisa branca no roupeiro que sabemos que combina com todo o tipo de roupas e acessórios, pois é uma peça neutra. Para darem ênfase ao sofá, ele não necessita de estar forrado com uma cor muito forte ou com padrões, podem apenas complementá-lo com almofadas mais ousadas que poderão sempre trocar quando decidirem mudar o look da divisão de uma forma fácil. Assim sendo, o sofá passa a ser a peça de mobília neutra que pode ser adornado sempre que desejarem, mudando o visual da divisão facilmente. Se optarem por um sofá colorido ou com padrões esse deverá ser a única peça de mobília central, que chame as atenções, toda a restante sala deverá de ser em tons neutros, de outra forma correrão o risco de ter uma sala demasiado confusa e pouco acolhedora.

3. Para grandes cadeiras, pequenos padrões

Para grandes cadeiras, pequenos padrões

Esta regra é essencial para manterem uma peça interessante durante mais tempo, evitando cansarem-se dela rapidamente. Se forrarem um sofá ou uma grande cadeira, então optem por um padrão de pequena dimensão, pois um grande sofá ou cadeira já têm o protagonismo suficiente devido à sua dimensão, para além destas premissas, os padrões pequenos são quase sempre mais elegantes, pois são mais discretos.

4. Para grande utilização, um sofá adequado

Para grande utilização, um sofá adequado

Se têm crianças ou costumam fazer uns lanches no sofá, então escolher um sofá com padrões pode ser uma óptima ideia. Os padrões disfarçam mais as nódoas que o tecido liso. Um tecido com textura também é uma boa opção, pois texturas como o algodão, veludo ou outra textura com relevo é uma boa máscara para os azares que podem acontecer no sofá. Desta forma estarão menos preocupados com o facto do sofá se poder sujar, e poderão desfrutar mais a divisão.

5. Um tapete ousado faz a diferença

Um tapete ousado faz a diferença

Um tapete também pode ser um foco de interesse muito cativante numa sala. Uma sala em cores neutras com a ênfase decorativa toda numa carpete exuberante dará um ar chic e muito design a uma sala. As restantes peças não têm de ser nada de especial, apenas complementarão a decoração.

6. Vestir as janelas com imaginação

Vestir as janelas com imaginação

Idealmente optar por estores de tecido brancos ou beges que são pouco dispendiosas, e colocar apenas um apontamento de tecido um pouco mais dispendioso ou arrojado a complementar pode ser muito distinto. Por exemplo, poderão colocar um pequeno cortinado apenas numa das laterais da janela, esta pode ser uma ideia criativa e pouco dispendiosa. Sempre que desejarem mudar a sala, é só mudar o cortinado, mantendo os estores básicos. Outra forma interessante de dar cor a estores simples é forrá-los pela parte interior com papel de parede, assim, sempre que estiverem para baixo verão um padrão interessante em vez de apenas um estore simples de tecido. Esta segunda opção funciona bem se os estores tiverem a largura de um rolo de papel de parede. Mesmo que as cortinas estiverem um pouco para baixo terão sempre um óptimo efeito.

7. Forrar uma parede a tecido

Forrar uma parede a tecido

Em vez de optarem por papel de parede para darem destaque a uma parede da sala, forrem a parede com um tecido que combine com a restante divisão. Isto mudará completamente o ar da sala e dará um ar dos velhos palácios franceses: distinção e opulência, tudo apenas com alguns metros de tecido.

8. Usar quadros de tecido como arte

Usar quadros de tecido como arte

Uma forma de terem arte original na parede, facilmente mudável e a baixo custo é colocarem (em opção aos quadros decorativos ou fotografias) algum tecido - em tons iguais ou mesmo de acordo com alguns tecidos usados na sala, como nas almofadas ou cadeiras - nas molduras, ou seja emoldurado. Usem padrões interessantes o suficiente que possam ser exibidos em molduras. Desta forma, sempre que pretenderem mudar a sala é apenas necessário trocar o tecido das molduras, e voilá, terão uma arte decorativa e uma nova sala a baixo preço; isto tudo sem fazerem novos furos na parede para mudarem as imagens expostas.  

Outra boa opção é colocarem um ou diversos tecidos de que gostem num esticador de telas de pintura. O tecido poderá ser de maior ou menor dimensão, conforme o impacto que pretendem. Poderão fazê-lo numa loja qualquer de molduras por um preço irrisório.

Média: 4.1 (27 votos)