6 passos essenciais antes de comprar uma casa

Comprar uma nova casa? Antes de o fazerem, é importante saberem algumas coisinhas….

Independentemente de comprarem a casa directamente ao construtor ou através de uma imobiliária, saibam que para conseguirem um novo lar sem problemas, devem de os evitar com algumas precauções essenciais.

Recorrer a uma imobiliária

Se recorrerem a uma imobiliária para comprar casa, verifiquem se esta é uma imobiliária legal. Confirmem a legalidade dessa imobiliária no ICM (Instituto de Construção e Imobiliário).

Identifiquem o imóvel e os seus proprietários actuais

Consultem a certidão do imóvel no registo predial da conservatória, independentemente de o prédio ser descrito, ou seja, ser um imóvel com donos prévios, esta certidão será essencial para obterem a informação sobre a situação jurídica do prédio, designadamente sobre quem é o proprietário ou se este está hipotecado. Num prédio não descrito, ou seja, uma casa nova, esta certidão serve para saberem se determinado prédio está ou não registado e, estando, a quem pertence e que ónus ou encargos incidem sobre o mesmo.

Verifiquem a situação fiscal do imóvel

Na repartição de finanças da que pretendem comprar, confirmem se o prédio está inscrito na matriz predial (registo efectuado nas Finanças onde consta, designadamente, a composição e a área do prédio, o seu valor patrimonial tributário e a identidade dos proprietários e usufrutuários, se os houver). Caso a matriz predial não exista, não assinem nada!

Não pensem só na casa, pensem nos arredores

Para saberem se de facto não vai existir um grande prédio em frente à casa que passado algum tempo fique sem sol ou noutra situação semelhante, dirijam-se à câmara municipal e consultem o Plano Director Municipal (PDM). Desta forma perceberão qual o destino dos terrenos circundantes ao imóvel.

Pagar a nova casa

A nova casa terá de ser paga, e a modalidade mais usada é o empréstimo bancário. Antes de optarem por um empréstimo bancário, informem-se bem das condições do empréstimo e façam uma boa análise à vossa vida financeira.

Antes de assinarem qualquer tipo de contrato

Leiam bem o contrato antes de o assinarem. Consultem um advogado, pois mais vale perder o dinheiro de uma consulta a um advogado do que perder a casa e o dinheiro.

Média: 3.4 (8 votos)