6 coisas que devem considerar antes de ter um cão

Cão a passear com os donos pelo jardim

Fazendo jus ao popular e nobre título de “o melhor amigo do homem”, um cão é tudo isso e muito mais… por isso mesmo, antes de decidirem levar para casa um fiel amigo de quatro patas, estes são 6 aspetos que devem ter em conta e levar muito seriamente.

1. Têm espaço suficiente?

Um cão é um animal cheio de energia e com vontade de correr e brincar. Isto significa que precisam de espaço suficiente para acomodar, confortavelmente e em segurança, um cão. Vivem num apartamento ou numa moradia com jardim? A dimensão da vossa casa pode e deve ser um bom indicador do tamanho do cão que podem ter em casa ou não. Reflitam bem neste aspeto antes de tomar uma decisão, pois, provavelmente ainda terão de preparar e/ou reorganizar o espaço antes de levar o cão para casa.

2. Têm tempo?

Passam muito tempo em casa ou não? Um cão que passa horas ou dias a fio sozinho não será, certamente, um cão feliz. Um cão saudável necessita de interação humana, brincadeiras e, claro, de ser levado à rua! Se são um casal que passa pouco tempo em casa, talvez um cão não seja o animal de estimação mais adequado.

3. Têm vontade e entrega?

De nada serve terem muito tempo disponível se não têm vontade de se dedicarem ao vosso cão, dando-lhe amor, carinho e miminhos, reservando tempo exclusivo para brincarem, fazerem exercício físico e passearem juntos. Quem tem um animal de estimação, principalmente aqueles mais ativos como os cães, tem de se entregar de corpo e alma.

4. Cachorro ou cão adulto?

Quem consegue resistir a um adorável e pequeno cachorro? Quase ninguém! No entanto, saibam que um cachorro requer, nos primeiros tempos, muito mais trabalho do que um cão adulto: pode chorar durante várias noites seguidas, tem de ser treinado em termos de adestramento e de morder tudo o que apanha pela frente… entre muitas outras coisas irritantes! Concluindo, um cachorro exige mais trabalho, disponibilidade e paciência do que um cão adulto, que pode até já vir treinado. Este fator também deve pesar na vossa decisão.

5. Em que tipo de condições climatéricas vivem?

A escolha de um cão também pode depender das condições climatéricas do local onde vivem, ou seja, se pretendem que o cão seja um animal de estimação de exterior, certifiquem-se que o clima da vossa área de residência seja compatível com essa ideia. Mesmo que a resposta seja sim, necessitarão de um espaço resguardado/casota para acomodar confortavelmente e em segurança o cão.

6. Qual a vossa disponibilidade financeira?

Ter um animal de estimação, em geral, e um cão, em particular, requer alguma disponibilidade financeira. Entre alimentação, produtos de higiene, brinquedos, artigos de passeio e consultas de veterinário, um cão é uma despesa extra para qualquer orçamento e é importante que exista uma fatia disponível para o animal de estimação. Pesquisem e façam contas antes de tomar a decisão final.

Média: 4 (7 votos)