50 dicas da avó para utilizar na cozinha

Ovo

Existem dicas muito úteis, para aplicar na cozinha, por vezes herdadas das nossas avós e por vezes adquiridas com a experiência. Estes pequenos truques são excelentes para ajudar a resolver alguns problemas que podem surgir no mundo de uma nova cozinha; alguns poderão já conhecer, outros são dicas antigas mas actualmente ecológicas.

  1. Os grãos de café são óptimos para absorver odores menos agradáveis das mãos.
  2. Se não consegue separar a clara da gema do ovo, é só partir a casca do ovo, e com cuidado vertê-lo num funil colocado por cima de um recipiente: a gema ficará presa e a clara cairá no recipiente.
  3. Para retirar das mãos o cheiro a alho ou cebola, esfregue as mãos numa colher de aço - supostamente absorve o odor.
  4. Se colocar sal a mais num cozinhado, junte-lhe uma batata descascada pois ajudará a absorver o sal em excesso.
  5. Quando cozer ovos, junte-lhes uma pitada de sal, desta forma evitará que rachem durante a cozedura.
  6. Não coloque citrinos ou tomates no frigorífico pois as baixas temperaturas retiram-lhes o aroma e o sabor.
  7. Para conseguir extrair mais sumo de um limão ou de uma laranja basta colocá-los durante alguns segundos no microondas antes de os espremer.
  8. Se estiver a preparar um molho e acidentalmente o deixar queimar, passe-o para um tacho limpo, continue e cozinhar e adicione um pouco de açúcar - mas não em excesso para não tornar o molho doce -, o açúcar eliminará o odor e sabor a queimado.
  9. Para limpar um tacho grelhador de ferro, deve de o fazer apenas com sal e um toalhete de papel seco, em vez de utilizar detergente.
  10. Para limpar uma chaleira eléctrica cheia de calcário, basta ferver uma mistura com uma parte de vinagre branco e outra de água, despejando a mistura no final.
  11. Quando guardar contentores de plástico, como Tupperwares sem nada dentro, coloque-lhes uma pitada de sal para evitar os maus odores quando os reutilizar.
  12. Se deixar queimar arroz seco, basta colocar uma fatia de pão branco em cima do arroz, voltar a colocar a tampa durante 5 minutos, para absorver o sabor de queimado. Quando servir o arroz, tenha cuidado para não retirar o arroz que ficou queimado do fundo do tacho.
  13. Antes de cortar uma malagueta, passe um pouco de óleo vegetal nas suas mãos para que a sua pele não absorva o óleo picante.
  14. Para verificar se os seus ovos estão bons para consumir, basta colocar o ovo inteiro dentro de um recipiente com água, os ovos que ficarem no fundo estão frescos, os que boiarem não estão frescos, se apenas uma ponta do ovo boiar deve ser consumido em breve.
  15. Para eliminar as formigas da cozinha, descubra de onde é que elas estão a vir e coloque um pouco de geleia de petróleo, as formigas não conseguem passar pela geleia.
  16. Não misture as bananas com outras frutas: coloque as bananas num recipiente distinto. As bananas libertam gases que fazem com outras frutas, incluindo outras bananas, amadureçam muito rapidamente. Se mantiver as bananas separadas das outras frutas então elas durarão mais tempo frescas.
  17. Para evitar que as batatas grelem, coloque uma maçã no saco das batatas.
  18. Se lhe sobrar algum vinho do jantar pode congelá-lo em cubos, e mais tarde usá-lo para incorporar em cozinhados futuros.
  19. Para limpar frinchas e esquinas em recipientes, basta colocar uma pastilha de Alka-Seltzer e água: as bolhas de ar limparão por si as arestas do recipiente onde não conseguir chegar.
  20. Colocar carvão activado dentro do frigorífico também é uma óptima forma de eliminar os maus odores.
  21. Depois de cozer massa ou batatas, deixe a água da cozedura ficar fria e regue as plantas com ela; as plantas adoram esta água pois dá-lhes nutrientes que as fazem ficar mais saudáveis.
  22. Quando mudar a água do aquário, use-a para regar as plantas, o nitrogénio e o fósforo das fezes dos peixes são excelentes fertilizantes.
  23. Quando descongelar carne, coloque um pouco de vinagre sobre a carne. O vinagre não só tornará a carne mais tenra, mas também ajudará a carne a descongelar mais rápido.
  24. A substância que faz com que chore quando corta uma cebola está na parte da raiz da mesma, se fizer um corte em cone na raiz e retirar esta parte já não derramará lágrimas.
  25. Se fizer um pequeno corte quando estiver a cozinhar, deixe que a ferida pare de sangrar e coloque um pouco de verniz transparente por cima do corte para evitar que o sangue passe para os alimentos que está a preparar.
  26. Passar uma cebola por água depois de descascada, antes de a picar, também ajudará a reduzir o ardor que provoca nos olhos, quando a cortar.
  27. Para remover odores do frigorífico basta colocar uma pequena chávena de café com vinagre dentro do frigorífico durante um dia.
  28. O bicarbonato de sódio é um excelente produto de limpeza. Se usar bicarbonato de sódio com vinagre poderá desodorizar canos, limpar tampos e lavatórios de forma biológica e eficaz.
  29. Para evitar que o açúcar mascavado ou amarelo se aglomere em torrões, pode colocar um pedaço de maçã, um pedaço de pão, ou mesmo um pedaço de vaso terracota no saco, para que o mesmo não aconteça.
  30. Se espetou uma pequena lasca de algum utensílio de cozinha nas suas mãos, coloque um pouco de adesivo na área e puxe para remover a lasca.
  31. Se fizer uma pequena queimadura quando estiver a cozinhar, coloque um pouco de mostarda sobre o local, poderá evitar que empole e ajudará a diminuir a dor.
  32. Para dar brilho às suas panelas de alumínio, coloque cascas de maçã a cozer, desta forma também eliminará outros odores da cozinha.
  33. Para manter as bolachas frescas e crocantes por mais tempo, coloque-as num frasco com um pouco de papel de cozinha amarrotado no fundo, coloque as bolachas e feche o recipiente.
  34. Para evitar que o sal aglomere, basta colocar alguns grãos de arroz no frasco do sal.
  35. Para eliminar manchas de fruta nas suas mãos basta esfregá-las ou com vinagre ou com uma batata acabada de descascar.
  36. Para evitar que o pão perca a frescura, coloque um pedaço de aipo no saco do pão e feche o saco; o aipo devolve a textura e a frescura ao pão.
  37. Para manter a alface mais fresca durante mais tempo no frigorífico, basta secá-la e envolvê-la em papel de cozinha e colocá-la num saco fechado no fundo do frigorífico.
  38. Tenha sempre um vaso com uma planta de aloé vera na sua cozinha, esta será muito útil para quando fizer uma queimadura, um arranhão... Basta partir um pouco de uma folha e esfregar o gel na ferida.
  39. Se notar que o seu cozinhado ficou muito gorduroso, deite um cubo de gelo na panela, pois este irá fazer com que a gordura se aglomere à sua volta; desta forma poderá removê-la com mais facilidade.
  40. Para remover os odores do óleo de fritar, basta colocar um pouco de raiz de gengibre no final da fritura. O gengibre irá remover qualquer vestígio de odor e sabor do frito anterior.
  41. Para limpar prata, pegue em pasta dos dentes e num pano seco e esfregue a prata, conseguirá um belo brilho.
  42. Para remover nódoas de chá ou de café da loiça faça uma pasta com sumo de limão, ácido tartárico e bicarbonato de sódio e esfregue esta mistura na nódoa; ela sairá facilmente.
  43. Para obter gelo mais rapidamente use água fervida, pois esta congelará mais rápido do que a água da torneira.
  44. Para ajudar os armários de cozinha a deslizarem melhor, coloque um pouco de cera de vela nas dobradiças.
  45. Se colocar uma folha de louro dentro do recipiente do arroz, massa, cereais etc., evitará que se formem insectos.
  46. Para ter um caixote do lixo fresquinho e bem cheiroso, basta esfregá-lo com um pouco de sumo de limão, cascas de laranja ou com um pouco de chá moído.
  47. Sempre que partir um copo, apanhe os pedaços com uma toalha de papel, para evitar os cortes ou as lascas de vidro.
  48. Para limpar o microondas, basta colocar uma taça com água e rodelas de 1 limão dentro e marcar cerca de 2/3 minutos. Depois passe uma toalha de papel e já está.
  49. Se depois de estarem empilhados por muito tempo 2 copos de vidro não descolarem, basta colocar um pouco de gelo dentro do copo que está dentro e mergulhar o outro em água morna, a diferença de temperatura fá-los-á descolar.
  50. Para limpar vidros misture 2 partes de água e 1 parte de vinagre. Com folhas de jornais esfregue a água com o vinagre no vidro, eles brilharão como nunca.
Média: 4.7 (77 votos)