5 motivos que levam os gatos a deixar de comer

Se há animal de estimação que adora comer, são os gatos! Uma atividade que repartem com as sonecas e a preguiça em geral, os gatos adoram ter sempre comida disponível no comedouro e estão sempre prontos para lamber uma guloseima ou duas. Por isso mesmo, quando um gato deixa de comer, os donos estranham e estranham muito! Saibam quais os principais motivos que levam os gatos a não tocar na comida.

  1. Alterações alimentares: se decidiram, por alguma razão, alterar de um dia para o outro o tipo ou a marca de comida que dão ao vosso gato, este pode ser um bom motivo para o gato ter deixado de comer. Estes amigos de quatro patas são animais que funcionam muito bem com rotinas e, quando esta é alterada – principalmente no que toca à alimentação – o resultado pode ser o não comer. Se pretendem alterar o tipo e/ou a marca de comida que habitualmente dão ao vosso gato, devem fazê-lo gradualmente, ou seja, ir misturando a comida nova com aquela que o gato já conhece durante alguns dias, antes de fazer a substituição total.
  2. Stress felino: nos humanos, o stress tanto dá para não comer como comer em excesso, mas nos gatos, os momentos de stress – como uma vacina ou outro procedimento realizado no veterinário, algum susto, mudança de casa, alguns dias sem os donos ou outra alteração ao seu quotidiano – levam à perda de apetite por parte dos felinos.
  3. Falta de interesse na comida: sempre se disse que os gatos são fidalgos, independentes e donos do seu próprio nariz! Isto quer dizer que quando a alimentação não lhes agrada, cheiram o comedouro, viram costas e vão embora sem comer… por vezes, esta é apenas uma pequena “fita” que dura algumas horas ou então até a fome realmente apertar e eles não tiverem alternativa! Há dias assim…
  4. Alergias alimentares: a alimentação pode realmente ser a causa da perda de apetite nos gatos, mas por outros motivos também – se algum ingrediente específico estiver a causar uma reação alérgica no gato. Se o vosso gato deixar de comer, é necessário vigiá-lo de perto, pois, 70% dos felinos manifestam-se alérgicos a alimentos que comem habitualmente! 
  5. Doenças e outros mal-estares: se o vosso gato não come nada há 24 horas, o mais provável é que esteja doente, por isso, nunca deixem passar muito mais do que um dia sem ir ao veterinário se o gato deixou de se alimentar. Para além da enorme variedade de doenças felinas que causam a perda de apetite nos gatos, também é importante perceber se o gato comeu alguma coisa que não devia. Outros sintomas de alerta incluem vómitos, diarreia e letargia.
Média: 4.1 (77 votos)