5 esquemas de cores para decorar a casa

5 esquemas de cores para decorar a casa

Por vezes, independentemente do estilo da decoração existe a dúvida onde e em que esquema de cores basear essa decoração. No geral pode existir uma cor dominante e outras complementares, ou uma cor dominante e outras contrastantes.

Na escolha da paleta de cores para a decoração de um espaço da casa, por vezes, algumas percentagens de cores são mínimas, mas estão presentes na decoração, pois são os pequenos detalhes que fazem o espaço perfeito.

O objetivo final é conseguir, não só com as cores das paredes, teto e chão uma paleta de cores harmoniosas, mas também com objetos e pormenores que tornam o espaço e o estado de espírito certo, sempre que entrar na divisão.

Ficam aqui alguns exemplos de paletas de cores aplicadas a decorações completamente distintas. No vosso espaço serão vocês a decidir….

1. Cores pastéis em espaço eclético

Os pastéis estão presentes em grande quantidade. Sete cores pastéis combinam na perfeição na decoração de um espaço. Na decoração não há limites ao número de cores, desde que exista uma planificação prévia dos tons das paredes, chão, teto e objetos decorativos a colocar no espaço. Na cor tudo conta. O castanho café com leite como cor neutra faz sobressair todas as outras cores pastéis, de forma tímida mas sempre complementar. 

Cores pastéis em espaço eclético

2. Usar uma cor dominante neutra

Usar uma cor neutra para sobressair alguns detalhes da decoração é sempre uma boa aposta. A paleta de cores da decoração baseia-se num tom monocromático verde e bege que servem de fundo à contrastante magenta pastel, apenas em pequenos detalhes quentes, como a almofada do sofá.

Usar uma cor dominante neutra

3. Pequenos detalhes coloridos, tudo conta para balancear as cores

Pequenos detalhes invadem a paleta de cores, tais como as cores do vidro da janela, que filtram a luz, impingindo um tom de luz distinto ao espaço. O maior destaque vai para o azul ciano, que vibra em grande dominância pelo sofá, porém os restantes detalhes ínfimos de cor são quase impercetíveis.

Pequenos detalhes coloridos, tudo conta para balancear as cores

4. Uma paleta de cores vibrante

Uma decoração étnica é quase sempre um bom exemplo de uma paleta de cores vibrante e energética. A origem de uma paleta de cores bem diversificada nem por isso deixa de ser pensada. O laranja é a cor mãe, sendo sobressaída pelas restantes cores como o lilás, castanho e verde. A energia étnica deste espaço é deveras incontornável.

Uma paleta de cores vibrante

5. Cores calmantes num espaço luminoso

Para um espaço da casa decorado de forma calma, a paleta de cores pode incluir uma boa dose de azuis e verdes, incluídos em alguns objetos, sem criarem um espaço demasiado frio. Contrabalançando o azul com as cores neutras, como o bege e alguns amarelos, para não deixarem o espaço ficar demasiado frio, é uma boa forma de criarem um espaço neutro e muito elegante.

Cores calmantes num espaço luminoso

Média: 4.3 (41 votos)

Artigos relacionados

Boa tarde, Na minha sala de estar vou ter este móvel (imagem em anexo), sendo que o mesmo não será em lacado preto mas sim wengué escuro, e a parte...
Aluguei um apartamento ao qual a sala tem bastante luz da parte da tarde pois bate lá o sol. As madeiras são claras. Eu sempre sonhei colocar a minha...
Ola, já estive a ler montes de tópicos aqui no fórum mas sinceramente não consigo ficar com uma ideia certa daquilo que quero. È assim, como muitas...
Boa noite, gostaria de lhe pedir uma opinião, se me permite. Estou a decorar a minha casa e como é natural tenho muitas incertezas. A minha...
Olá Encontro-me a remodelar um apartamento. Vou ter uma sala vazia de 19m2 para decorar. A sala apresenta uma janela apenas. Pretendo que a sala...
...