20 dicas para viajar de forma segura

Já foram assaltados noutro país? Já ficaram sem os documentos ou numa situação menos segura? Nos dias de hoje viajar é uma realidade, e fazer férias quase já deixou de ser adiado pelo custo da viagem. Porém, para evitar graves problemas, viajar em segurança é muito importante, pois certamente desejarão voltar sãos e salvos a casa. Ficam aqui alguns conselhos para chegarem e partirem em segurança do destino pretendido.

  1. Levem a morada da embaixada ou consulado que esteja presente no país para onde forem viajar, bem como todos os seus contactos caso surja alguma emergência. Podem pedir esses contactos na agência de viagens ou pesquisá-los no site do governo civil.
  2. Se algum de vocês sofre de alguma doença, como a diabetes, é importante pedir ao médico de família uma lista da medicação necessária (não as marcas dos medicamentos mas do componente básico genérico do medicamento), caso a medicação seja extraviada ou estragada por algum motivo.
  3. Junto com os medicamentos indispensáveis devem pedir ao médico para escrever qual o tratamento necessário a fazer numa situação de risco, de preferência também na língua inglesa para que um médico noutro país seja capaz de o compreender.
  4. Se algum de vocês sofrer de uma alergia grave, deve sempre usar uma pulseira com o tipo de alergia (escrita em inglês), e deve levar também medicação e indicações médicas caso surja uma crise grave.
  5. Tenham sempre os presentes, que compraram no país estrangeiro, acessíveis para quando passarem na segurança do aeroporto os possam mostrar e serem verificados.
  6. Quando viajarem levem apenas o essencial, e esqueçam os sapatos, roupas e acessórios que “eventualmente” poderão necessitar.
  7. Em vez de colocarem a morada da vossa casa nas malas de viagem, coloquem a do vosso emprego.
  8. Deixem sempre o vosso itinerário, moradas dos hotéis, números de telefone e outras informações pertinentes, a um ou mais familiares, bem como o número da embaixada do local para onde vão viajar.
  9. Se viajarem com filhos certifiquem-se que eles sabem bem a morada de casa e o número de telefone. Mostrem-lhes para onde se devem dirigir caso se percam no aeroporto. Durante a viagem coloquem-lhes um fio ou uma pulseira com um número de telefone e uma morada para o caso de se perderem.
  10. Se for apenas um dos pais a viajar com um dos filhos é necessário ter uma carta de permissão assinada pelo outro pai para que possa viajar; essa carta deverá ser mostrada às entidades do aeroporto. Caso não a tenha, não poderá viajar.
  11. Esqueçam as jóias e os artigos muito caros, devem ficar em casa. Desta forma diminuirão o risco de serem assaltados. O mesmo se aplica a telemóveis, iPods e outros gadgets dispendiosos.
  12. Levem algumas máquinas fotográficas descartáveis para prevenirem o caso de ficarem sem a máquina fotográfica por algum motivo.
  13. Se algum de vocês usar óculos, deve também levar lentes para o caso de acontecer algo aos óculos.
  14. Se não necessitarem realmente de telemóvel, então deixem-no em casa, optem pelo e-mail, é mais barato e não corre o risco de ser roubado.
  15. Façam fotocópias dos vossos documentos: passaportes, BI’s, carta de condução, cartão de crédito, etc. e guardem-nas num local distinto do passaporte, deixando também uma cópia em casa.
  16. Viagem sempre com pouco dinheiro; sempre que possam paguem com o cartão de crédito. Para levantarem dinheiro levem um cartão Visa Electron, desde que tenham dinheiro na conta, poderão levantá-lo com taxas não maiores que 2€ por levantamento.
  17. Certifiquem-se que têm seguro médico para cobrir as despesas que poderão ocorrer noutro país. Informem-se acerca das políticas de saúde do outro país para onde vão viajar. Em Portugal existe o cartão de saúde europeu que pode ser requerido na Segurança Social, mas não tem as mesmas funções que um seguro de saúde.
  18. Cuidado com a exposição excessiva ao sol, pois um escaldão pode ser muito perigoso e estragar as férias.
  19. Aluguem carros sempre numa empresa de reputação mundial, e leiam todas as letras que estão em menor escala. Certifiquem-se que estão cobertos por um seguro de acidentes pessoais, e o que esse seguro cobre em caso de acidente, e o que cobre segundo que condições.
  20. Antes de trazerem para casa coisas que são ilegais, informem-se acerca do que podem e do que não podem trazer, para não pagarem multas ou terem mesmo de ficar mais tempo no país do que calculavam.
Média: 4.3 (7 votos)