Os 20 alimentos mais saudáveis!

alimentos mais saudáveis

Uma boa saúde consegue-se em grande parte pelo que se come. Existem alimentos que são especialmente antioxidantes, súper-vitaminados, que melhoram a memória e o aspecto da pele, baixam o mau colesterol, previnem o envelhecimento e muito mais. Descubram quais são os súper-alimentos e as quantidades a ingerir!

Airelas

As arielas são excelentes para combater as infecções urinárias. São também uma grande fonte de antioxidantes: vitamina C e E, e acima de tudo são dos melhores alimentos para contrariar os efeitos negativos dos radicais livres. Ajudam também a reduzir o risco de cancro, ataque de coração e doenças cardíacas.

Dose recomendada: 1/4 chávena, 11 Kcalorias

Chá verde

Pesquisas recentes demonstraram que o chá verde está repleto de antioxidantes, notáveis para prevenir o risco de doenças cardíacas e cancro.

Dose recomendada: 1 chávena, 0 Kcalorias

Mirtilos

Os mirtilos são excelentes para o cérebro, ajudam a combater a perda de memória de curto prazo, e para além disso são excelentes antioxidantes.

Dose recomendada: 1/2 chávena, 40 Kcalorias

Manga

O licopeno presente nesta maravilhosa fruta tropical ajuda a prevenir a degeneração macular que é responsável pela perda de visão. As mangas têm também uma grande concentração de fibra e potássio que ajudam a recuperar de e prevenir diversas doenças.

Dose recomendada: 1 manga, 135 Kcalorias

Kiwi

Este fruto é excelente para a prevenção da degeneração macular devido à sua elevada concentração de luteína. É também grande fonte de vitamina C, fibra e potássio.

Dose recomendada: 1 kiwi, 50 Kcalorias

Cenouras

É a fruta que mais betacaroteno contém. O betacaroteno é uma forma da vitamina A - formada por propriedades antioxidantes.

Dose recomendada: 1/2 chávena de cenouras cozidas, 27 kcalorias

Amêndoas

As amêndoas são excelentes anti-stressantes. São óptimas fontes de vitamina B2 e E, bem como de magnésio e zinco, que são formidáveis para combater os radicais livres responsáveis por doenças cardíacas.

Dose recomendada: Amêndoas com casca, 1/3 chávena, 306 Kcalorias

Tomates

Uma das grandes recomendações para a saúde são os tomates pois contêm licopeno: um poderoso antioxidante comprovado no combate nas doenças cardíacas e na prevenção do cancro de pele. O tomate é também uma grande fonte de vitaminas: A, C e E.

Dose recomendada: 1 chávena de tomates aos cubos: 32 Kcalorias; ou 1 chávena de tomates cherry, 27 calorias

Espinafres e outras folhas verdes

Os espinafres são óptimos, especialmente para melhorar a visão. Quer os espinafres, quer a couve e outras folhas de vegetais verdes são uma óptima fonte de antioxidantes, fibra e ferro.

Dose recomendada: 1 chávena de folhas cruas, 1/2 chávena cozinhadas, 20 Kcalorias

Feijão

O feijão em geral, é uma excelente fonte de proteína, fibra, magnésio, zinco, cálcio e ferro. É rico em ácido fólico, o que pode reduzir consideravelmente o risco de defeitos genéticos se ingerido antes e durante a gravidez. Os feijões são uma óptima fonte de proteína, fibra, magnésio, zinco, cálcio e ferro.

Dose recomendada: 1 chávena de feijão cozido, 225 Kcalorias

Brócolos

Os brócolos são uma poderosa arma de combate a muitas doenças devido à sua alta concentração de vitamina A e C. Adicionalmente contêm nutrientes muito importantes para um corpo saudável como o cálcio, o potássio e a fibra.

Dose recomendada: 1 chávena de flores de brócolos crus, 44 miligramas de cálcio, 66 Kcalorias

Café

Um por dia pode ser uma excelente ajuda na prevenção da diabetes de tipo II, bem como o cancro do cólon. Contudo, o café para ser um amigo e não um inimigo deve ser ingerido com muita moderação.

Dose recomendada: 1 café expresso sem açúcar, 4 Kcalorias

Aveia

Óptima fonte de fibra, especialmente indicada para começar o dia. É óptima para ser ingerida ao pequeno-almoço juntamente com fruta. Como a aveia tem um índice glicémico baixo, é uma excelente ajuda para manter a energia ao longo do dia, bem como o controlo da fome.

Dose recomendada: Aveia integral, 1/3 chávena, 113 Kcalorias

Leite Magro

O leite magro é uma óptima fonte de cálcio, pois é baixo em gordura e contém vitamina D, que ajuda o corpo a absorver o cálcio. Tomar uma dose de 1,000 a 1,200mg de cálcio por dia ajudará a prevenir a osteoporose.

Dose recomendada: 1 chávena, 300mg cálcio, 90 Kcalorias

Morangos

Para além da sua beleza irradiante, são um óptimo snack quando apetece algo doce. Quando apetecer um bolo, a ingestão de alguns morangos ou framboesas eliminará esse desejo. Os morangos e as framboesas são ricas em fibras e em vitamina C.

Dose recomendada: 1/2 chávena, 60 Kcalorias

Espargos

Este vegetal é muito rico em ácido fólico, ajuda a estabilizar o humor e a prevenir defeitos genéticos no bebé quando ingerido durante e antes da gravidez. É também um diurético natural e uma excelente fonte de potássio.

Dose recomendada: 7 espargos cozidos, 25 Kcalorias

Maçãs

As maçãs ajudam a combater os ataques de fome, e estão cheias de vitamina C. São uma boa fonte de fibra solúvel, óptima para baixar o colesterol e os níveis de glicose.

Dose recomendada: 1 maçã, 47 Kcalorias

Ervilhas

As ervilhas são uma excelente fonte de fibra. A melhor opção são as ervilhas frescas ou congeladas, pois as enlatadas usualmente contêm um alto teor de sal.

Dose recomendada: 1/2 chávena de ervilhas congeladas, 30 Kcalorias

Alcachofra

A alcachofra é rica em antioxidantes e em potássio, óptimo para a boa manutenção muscular e para a manutenção da tensão arterial num nível saudável.

Dose recomendada: 1 coração de alcachofra cozido, 50 kcalorias

Abacate

Para uma boa visão os abacates são a solução, pois são ricos em vitamina E. A gordura mono saturada do abacate é óptima para o bom aspecto da pele e do cabelo.

Dose recomendada: 1/2 chávena, 80 Kcalorias

Média: 4.2 (128 votos)