15 sugestões para a decoração para a sala de jantar

Precisam de ideias para decorar a sala de jantar? A sala de jantar deve reproduzir o tipo de vida que imaginam vir a ocorrer nesse espaço: jantares de fim de semana com familiares, pequenos cocktails com amigos, apenas jantares românticos a dois? E qual o estilo de decoração: clássico, eclético, rústico ou moderno? Vai ser um local a usar diariamente ou apenas em ocasiões especiais? Façam-se estas questões e entretanto ficam aqui umas ideias para inspiração.

1. A sala de jantar clássica intemporal

Os tons pastéis, o lustre vintage, as cadeiras estofadas que dão o conforto necessário enquanto se saboreia uma refeição, o ambiente calmo são tudo elementos de uma sala de jantar clássica e intemporal.


2. Uma sala de jantar clássica rústica para grandes famílias

Se pretendem o rústico chique na decoração da sala de jantar que incorpora a mesa clássica em carvalho e o aparador condizente, nada como dar um pouco de conforto ao ambiente com cadeiras estofadas em veludo para longos jantares familiares.

3. Uma sala de jantar moderna e leve

Se pretendem um espaço para refeições com ar leve e com um estilo de decoração com tendência para o design icónico, então as famosas cadeiras Bertoia do designer Harry Bertoiae e a mesa Tulipa do designer Eero Saarinen farão esta função: tornam o espaço de jantar leve e clean.

4. Uma sala de jantar de estilo orgânico

Se pretendem obter uma decoração de estilo orgânico onde predominam os tons naturais e térreos, optem por decorar a sala de jantar em tons claros e pelo conforto gerado pela madeira em tons naturais. Neste caso a ênfase vai toda para a mesa de jantar, permanecendo todo o espaço neutro e orgânico.

5. A sala de jantar eclética

Se o vosso estilo de decoração adiciona uma mistura de vários estilos, como o clássico com o rústico, como o design e uma pitada de originalidade pelo meio, então têm tendência para uma decoração eclética. É contudo necessário terem atenção para não sobrecarregarem o espaço com demasiadas mesclas de estilo, isto para não perderem a coerência da decoração. Misturem estilos, mas com padrões ou tons semelhantes para obterem uma harmonia no espaço.

6. A sala de jantar de estilo anos 70

O estilo de decoração dos anos 70 está de volta de cara lavada. Se imaginam que a madeira de carvalho e os tons creme com objetos de design despretensioso à mistura são a vossa cara, então uma sala de jantar estilo década de 70 será a vossa sala de jantar.

7. Sala de jantar clássica estilo colonial

O estilo colonial é um estilo opulento e clássico que, com o uso de cores mais arrojadas, pode tornar-se num estilo clássico único. Uma sala de jantar de estilo colonial requer tetos altos – ou a sua ilusão – e um conforto clássico que remeta para a atualidade.

8. Sala de jantar moderna com toque futurista

Se procuram a originalidade dos materiais futuristas, e o vosso estilo tende para o futuro, então talvez uma sala de jantar moderna e futurista seja o vosso futuro espaço de refeições.

9. Sala de jantar incorporada no espaço da cozinha

Uma boa opção para socializar e para ganhar espaço é incorporar a sala de jantar e cozinha no mesmo local. Para além de permitir ganhar espaço, podem ganhar flexibilidade, optando por mesas de jantar extensíveis que, juntamente com mais um par de cadeiras, podem acomodar mais um casal que não esperavam receber; tornando o espaço muito divertido para conviver.

10. Sala de jantar num espaço pequeno

Um espaço pequeno necessita de algumas transparências para não surgir uma sensação de espaço abarrotado. Ao optarem por cadeiras transparentes e leves, podem incluir um aparador e mesa de jantar mais clássicos e maciços num espaço pequeno. Desta forma criarão a ilusão de espaço, apesar deste estar preenchido.

11. Sala de jantar estilo clássico chique

O clássico chique é um estilo que também pode ser intemporal. O uso dos tons pastéis nas paredes e mobília juntamente com a visão do restaurante de um hotel de 5 estrelas em casa será sempre uma escolha segura em termos da decoração da sala de jantar. 

12. Sala de jantar rústica para pequenas famílias

Se o rústico despretensioso é o vosso estilo de decoração, e a família ainda é pequena, saibam que o espaço de refeição não tem de estar cheio de mobília pesada; pode ter um ar natural e leve apesar de rústico, sendo esta a solução adequada ao que ambicionam.

13. Dois espaços para jantar na mesma casa

Se habitualmente usam o espaço da cozinha como sala da jantar e espaço mais casual, talvez criarem um novo recanto na casa com função de sala de jantar para momentos mais formais dê um bom resultado. Se têm uma mesa e cadeiras de jantar mais clássicas para usarem no dia-a-dia então talvez optarem por uma sala de jantar com mesa e cadeiras de design como as cadeiras e mesa Tulipa, seja uma excelente ideia. Desta forma demarcarão não só o espaço mas também o ambiente.

14. Sala de jantar com história

Juntarem a mesa antiga da casa da avó com algumas cadeiras de design, como as icónicas cadeiras DSW da dupla de designers Charles & Ray Eames, poderá dar a uma sala de jantar muita personalidade. Para além disso, terão sempre uma boa história para contar nos jantares com os amigos. Não se esqueçam das paredes, elas também podem contar uma história, e enquanto se está a jantar haverá sempre um tema de conversa.

15. Sala de jantar temática

E porque não incorporar um tema na sala de jantar? Desde que seja feito em proporções equilibradas poderão sempre utilizar um tema de vossa eleição e darem vida a uma sala de jantar, distinguindo-a dos restantes espaços da casa. Bom apetite!

Créditos imagens: 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15
Média: 4.3 (30 votos)