13 remédios naturais para combater a ansiedade

Mulher com ansiedade

Diariamente temos que lidar com a ansiedade e enfrentar aquela sensação permanente de desconforto, provocada por uma pulsação acelerada e forte. A ansiedade pode ser provocada por questões monetárias, saúde, amor, família ou trabalho e muitas vezes nem percebemos qual é o motivo que nos faz ficar com ansiedade.
Por isso, se sofre de ansiedade, veja como a pode combater de forma natural antes de considerar o recurso a remédios calmantes!

1. Camomila

A infusão de camomila possui vários nutrientes conhecidos pelas suas propriedades calmantes, sendo por isso ideal para tomar antes de deitar.

2. Cidreira

A infusão de cidreira possui um efeito muito semelhante ao da camomila, sendo muitas vezes utilizadas em conjunto. Caso não goste do sabor da camomila, pode sempre optar por cidreira.

3. Valeriana

A infusão de valeriana possui um efeito sedativo, sendo por isso uma excelente opção para as pessoas que têm dificuldade em adormecer. Não convém tomar durante o dia nem se estiver a tomar calmantes.

4. Flor de maracujá

A flor de maracujá possui propriedades calmantes e ansiolíticas, sendo por isso utilizada em infusões por pessoas que estejam a precisar de relaxar. Porém, não convém exagerar porque pode provocar sonolência.

5. Lavanda

Vários estudos demonstraram que o aroma da lavanda possui propriedades relaxantes, capazes de prevenir o stress. Por isso já sabe, comece já a decorar a sua casa com lavanda!

6. Coma o pequeno-almoço

Não deixe de tomar o pequeno-almoço, pois senão estará muito tempo sem comer. Isso apenas irá fazer com que ao longo do dia fique irritada e esteja constantemente ansiosa.

7. Coma um doce

Muitas vezes a ansiedade e irritabilidade é provocada por níveis de açúcar no sangue baixos, se comer um doce conseguirá corrigir a situação. Mas já sabe, nunca deve passar fome, pois só estará a prejudicar a saúde!

8. Coma mais ómega 3

Os ácidos gordos ómega 3 desempenham vários papéis importantes na nossa saúde e, para além disso, ainda ajudam a controlar a ansiedade. Tente comer mais alimentos ricos em ómega 3 como o salmão, sementes de linhaça ou chia ou então recorra a suplementos de confiança.

9. Exercício físico

Fazer exercício físico é uma das melhores formas de combater a ansiedade! A boa forma física providencia uma sensação constante de bem-estar, seja porque nos sentimos mais saudáveis, seja porque o exercício estimula a libertação de endorfinas.

10. Tire 30min

Se se sente ansiosa então aproveite para tirar 20 a 30min para fazer uma atividade, seja fazer uma caminhada, corrida ou qualquer outra atividade física. Uma vez que o nosso cérebro precisa pelo menos de 30min até «desligar» daquilo que nos estava a preocupar.

11. Positivismo

Apesar de ser mais fácil falar do que fazer, tente encarar a vida de uma forma mais positiva. Não é por estarmos constantemente a pensar nas coisas más e como elas nos podem afetar que a situação irá melhorar. Lembre-se que por muito incómodos que os problemas possam ser, podiam ainda ser piores!

12. Aqueça um pouco

Quando tiver oportunidade não deixe de fazer uma sauna ou um banho turco, uma vez que alguns estudos têm demonstrado que a sensação de calor permite relaxar os músculos e partes do cérebro que controlam o humor.

13. Controle a respiração

Se está a ter um ataque de pânico ou ansiedade, tente o seguinte exercício: Inspire lentamente; aguente durante alguns segundos; expire lentamente. Repita este movimento 7 a 8 vezes e conseguirá acalmar-se.

Média: 4.6 (16 votos)

Artigos relacionados

Ola meninas, preciso muito da vossa ajuda/opiniao. Tenho andado com imenso trabalho, num ritmo alucinante...Costumo praticar desporto mas nem isso...
Olá a todas, Alguém tem dicas (mesmo que não sejam físicas e sim psic.) para nos controlarmos quando estamos em dieta e temos um grande problema...
Bom dia a todos, Estou a pensar em começar a tomar valeriana para controlar a ansiedade e insónias. Pesquisei na net e é um produto natural. Alguém...
Olá boa noite, Acho que ja disse aqui, tenho ansiedade fóbica. Tou a tentar ultrapassar isto e viver melhor. Eu n vivo mal.. mas quando tenho...
Desde sempre que me conheci com a rapariga da casa de banho. Não posso sair de casa e ir a algum sitio sem pensar se existe uma casa de banho por...