13 regras para organizar e guardar os enfeites de Natal

Quando chega a época natalícia, é altura de ir buscar, com grande alegria, os enfeites dos anos anteriores, ver aqueles que podem ser reutilizados e comprar alguns enfeites novos que tragam novidade à decoração de Natal. Mas, quando esta época chega ao fim e é preciso voltar a guardar todos os ornamentos, é necessário saber como organizar e arrumar tudo, para assegurar que, no ano seguinte, tudo se mantenha em bom estado.

  1. Regra número um para guardar: análise e triagem. É normal que durante a época festiva alguns enfeites se tenham estragado, seja porque tem crianças pequenas que adoram brincar com a árvore, ou porque tem animais de estimação curiosos que pensam que as bolas do pinheiro são um brinquedo. Antes de guardar tudo, inspecione todos os enfeites e veja quais aqueles que podem ser efetivamente guardados para o próximo Natal e quais aqueles que estão demasiado danificados para voltarem a ser utilizados. Assim, não só tem a triagem do próximo ano já feita, como poupa espaço de arrumação preciosa!
  2. Caixas originais. Se adquiriu enfeites novos para decorar a casa, guarde as caixas de origem – esta é a forma mais simples de guardar, em segurança, as decorações de Natal até ao próximo ano. Mas guarde apenas aquelas que apresentem uma consistência suficiente para não se amolgarem enquanto estão guardadas, evitando assim a eventual danificação dos enfeites.
  3. Caixas pequenas. Divida as bolas, os enfeites e pequenos ornamentos por caixas mais pequenas que irá depois guardar dentro de uma caixa maior. Aproveite as latas de bolachas ou caixas de chocolates recebidas e desfrutadas durante o Natal!
  4. Caixas resistentes. Arranje caixas de arrumação de plástico ou de cartão duro que permitam uma boa organização, mas que não se deformem quando forem guardadas. Se não quiser investir nesse tipo de caixas em plástico, arranje caixas de cartão duro nos supermercados ou aproveite caixas de sapatos velhos ou até mesmo caixas provenientes dos próprios presentes natalícios que está prestes a deitar fora.
  5. A importância da limpeza. Se usou musgo natural para o presépio, se optou por um pinheiro natural ou se usou neve em spray para enfeitar a árvore, é importante limpar os enfeites antes de os arrumar, de forma a evitar que sejam guardados com este tipo de resíduos. Limpe-os cuidadosamente com uma pano húmido, deixando-os secar bem antes de os guardar nas suas respetivas caixas.
  6. A importância da organização. Não coloque bolas misturadas com laços, ou figuras de presépio com estrelas. É precisamente para isto que servem as caixas mais pequenas – podem ser específicas para cada tipo de decoração. Assim, as bolas devem ficar todas juntas num caixa e os laços noutra. Se, por exemplo, os enfeites não couberem todos na mesma caixa, separe-os por cores: bolas vermelhas juntas, estrelas douradas juntas!
  7. Cuidado, é frágil! Se tem enfeites de vidro, ornamentos vintage ou de outro material frágil, envolva-os em papel de jornal ou aproveite os restos do papel de embrulho dos presentes de Natal e coloque-os numa caixa com bolas de esferovite ou com folhas de jornal amarrotadas, para diminuir a probabilidade de se partirem.
  8. Etiquetar! Etiquete as caixas em todos os seus lados para saber o que contêm, independentemente do lado da caixa que ficará visível. Pode escrever “Natal” ou “decoração de Natal”, ou se pretender uma descrição mais específica escreva algo como “Natal: bolas e laços”.
  9. Como guardar velas? Se usa velas temáticas na decoração de Natal, guarde-as envoltas numa folha de jornal e num pano velho para que estas não percam a forma e se danifiquem de um ano para o outro.
  10. Adeus árvore de Natal, até para o ano. Se usar uma árvore de Natal artificial, esta deverá ser desmontada corretamente, os ramos todos dobrados no mesmo sentido e de preferência armazenada na caixa de origem. Feche a caixa com fita adesiva e escreva “árvore de Natal” por fora.
  11. E as coroas? As coroas deverão ser protegidas com papel de jornal ou um papel suave, revestindo toda a peça. De seguida, coloque-as num saco plástico, guardando-as deitadas dentro de uma caixa que suporte o seu diâmetro. Pode ainda colocar folhas de jornal amarrotadas ou bolas de esferovite à sua volta.
  12. Luzes apagadas. As luzes de Natal deverão ser enroladas com cuidado para não se danificarem. Use um rolo de cartão de papel absorvente que já acabou, por exemplo, e enrole as luzes em torno do mesmo. Prenda com um elástico pouco apertado, para não danificar o fio elétrico e guarde numa caixa adequada ao tamanho.
  13. Melhor local para arrumar tudo? Uma vez que não vai voltar a ver e a usar as decorações de Natal durante muitos meses, procure guardá-las num local da arrecadação ou despensa que não use frequentemente, como as prateleiras mais acima, dando espaço para artigos de uso mais regular nos locais de fácil acesso. Ao arrumar os enfeites natalícios, tenha atenção para não os colocar em locais húmidos ou que possam apanhar água, principalmente se optou por guardá-los em caixas de cartão.
Média: 5 (3 votos)

Artigos relacionados

Olá minhas queridas!!! Este é o meu primeiro Natal de casada, e como tal, não tenho enfeites NENHUNS!!!!!! PANICO!!!! Pois é... Tenho que comprar...
Bom dia, gostava de saber se alguem ja viu as caixas do seguinte link em algum sitio, sem ser no IKEA, pois fica-me muito fora de mão ir lá! http://...
Alguém sabe onde posso comprar caixas de cartão redondas estilo as da foto? podem ser com cores mas não queria com bonecos. Na zona de lisboa ou...
Alo meninas Este é o meu primeiro Natal de casadinha c o meu maridinho lindo Compramos um arvore de Natal branca pq era a preferida dele. E agora...
olá.... Cá estou eu mais uma vez para pedir a vossa ajuda e o vosso bom gosto.... Vai ser a primeira vez que faco arvore de Natal, em minha casa pois...
...