10 sinais de que poderá estar a dormir pouco

Mulher deitada a dormir

Uma noite bem dormida faz maravilhas, já uma noite mal dormida pode causar uma série de problemas! Isto porque é durante o sono que o corpo faz muita da manutenção necessária e que o cérebro aproveita para limpar os produtos tóxicos.

Apesar de o número de horas que devemos dormir por dia poder variar de pessoa para pessoa, a média costuma situar-se entre 7 e 9 horas. No entanto, seja porque somos recém-mamãs, porque fazemos uma alimentação inadequada ou simplesmente porque o stress não nos deixa dormir, acabamos por não conseguir obter essas horas de sono. Ainda por cima, muitas vezes nem nos apercebemos que estamos a dormir mal ou pouco.

Por isso, se verificar que está passar por alguns destes problemas, procure fazer algumas alterações à sua rotina para que não venha a sofrer de problemas mais graves.

1. Está sempre com fome

A falta de sono pode levar a um aumento de produção da hormona grelina – hormona do apetite – e a uma redução da hormona leptina – hormona da saciedade. Desta forma acabará por estar sempre com apetite, especialmente de doces altamente calóricos!

2. Aumentou de peso

Como consequência da desregulação hormonal (grelina e leptina) acabará por comer muito mais do que precisa, levando a um aumento de peso. Para além disso a falta de sono poderá ainda afetar o metabolismo, tornando-o mais lento.

3. Está sempre a adormecer

Após um período de privação de sono, o cérebro começa a entrar em modo de proteção obrigando-a a dormir, mesmo que não o queira. Isso pode acontecer em situações tão comuns como assistir a uma aula ou reunião ou em situações mais perigosas como conduzir.

4. Está com as emoções à flor da pele

A falta de sono vai afetar o seu cérebro e consequentemente as suas emoções, levando a que reaja de uma forma desproporcional às situações. Poderá ficar mais suscetível a depressões ou situações de conflito.

5. Não se lembra das coisas

Se não se lembra do que comeu ou vestiu ontem ou mesmo de ter conduzido para o trabalho, então é um sinal que anda a dormir pouco. Isto acontece porque o cérebro começa a prestar menos atenção às situações rotineiras.

6. Sente muita dificuldade em resolver problemas

Como o seu cérebro não está a trabalhar como devia, vai ter imensa dificuldade em tomar decisões e resolver problemas. Pode até chegar às soluções, mas esse processo vai demorar muito mais do que o normal.

7. Está sempre doente

A falta de sono pode ainda afetar o seu sistema imunitário, levando a que esteja mais vezes doente ou então que demore mais tempo a recuperar.

8. A sua visão piorou

O sono também é fundamental para que os olhos descansem. A falta de sono, não só pode afetar a sua visão momentaneamente, como pode levar a uma detioração da mesma a longo prazo.

 9. Está sempre a tropeçar

Um cérebro «cansado» também nos afeta a coordenação motora ao diminuir o tempo de reação. Vai dar por si a ir contra obstáculos e a perder mais vezes o equilíbrio.

10. A sua pele já não está tão bonita

Costuma-se utilizar a expressão “sono de beleza” por algum motivo! Se não dormirmos o suficiente a nossa pele vai «envelhecer», pois o corpo não vai conseguir reparar as células danificadas.

Média: 4.4 (7 votos)

Artigos relacionados

Olá! Eu vou agora começar a trabalhar (primeiro emprego) e o meu horário é um pouco preenchido (saio de casa às 8.30 e chego às 20.30). Acontece que...
Olá meninas, desde 3 de Abril que ando a fazer dieta. Ando uns 5 ou 4 dias por semana, caminhas de 1 hora e como pouco... nada de fritos, nem...
Ando a ficar preocupada... Tenho o sono trocado.... help..... O que fazem as meninas quando têm o sono trocado?? Já tentei de tudo e não resulta.......
estou a passar por um tratamento de um inicio de uma insónia cronica e gostava de falar com pessoas que já passaram por situação semelhante no...
Olá meninas Hoje estou naqueles dias em que so me apetece desaparecer, passo a explicar como algumas meninas sabem fiz um exame de programação e...