10 segredos para conseguirem vender a casa mais rápido

Armários nas paredes

Dez dicas para conseguirem vender a casa mais rapidamente, especialmente nos tempos que correm onde as vendas das casas são cada vez mais difíceis.

A primeira impressão é aquela que fica

Não importa o quanto perfeita está a casa por dentro. O comprador julga a casa logo antes de entrar na porta. Se têm uma moradia, todo o exterior desde o jardim, portões, sebes…, tudo deve estar impecável. No caso de um apartamento, devem ter um tapete bonito à entrada, uma iluminação neutra mas simpática, e a primeira divisão que recebe os compradores impecavelmente apresentada, com um aroma fresco sem se esquecerem de colocar uma jarra com flores naturais logo na entrada, não há nada mais acolhedor.

Colocar a casa à venda pelo preço certo

Antes de colocarem a casa à venda tratem de saber quanto é que a casa vale e depois cortem cerca de 15% do valor. Usualmente receberão muitas propostas de preços que podem incluir percentagens de venda ou de agências que pretendem aliciar a inclusão da casa nessa mesma agência. Se tiverem a coragem de cortar no peço da casa, será certo que a venderão bem mais rápido. 

Iluminem

Depois da localização, uma boa iluminação é algo que é muito valorizado quando se compra uma casa. Retirem as cortinas, limpem bem as janelas, troquem as lâmpadas para lâmpadas de cor suave, mas forte; e se tiverem jardim, não se esqueçam de o colocar impecável especialmente a parte que se vê das janelas da casa. É muito importante que a casa seja luminosa e alegre, será muito mais facilmente vendida.

Escolham uma boa agência

Uma boa forma de vender a casa é contratar uma boa agência imobiliária ou um bom agente imobiliário. Certifiquem-se que dão todas as informações necessárias ao agente e que a vossa casa vai parar à lista da agência, montras da mesma e ao website da agência imobiliária.

Não esvaziem completamente os armários

Usualmente a arrumação é um dos fatores que quem procura casa nova dá extrema importância. Retirem pelo menos metade de tudo que têm nos armários e reorganizem-nos de forma ordenada e apresentável. Os compradores olharão e verão os armários todos organizados e bonitos e imaginarão que as coisas deles poderão ser dessa forma lá colocadas.

Escondam vestígios dos animais domésticos

Os animais de estimação são encantadores, mas se têm animais em casa, não mostrem isso. Nem todos gostam de animais domésticos, e mesmo os que gostam, gostam dos seus e não de saber que para além de pessoas, vivem animais na casa. Removam as taças da comida, os cestinhos, a comida, o caixote da areia…. Limpem bem a casa para que os potenciais compradores não fiquem com pelo ou com a impressão que existe um animal na casa. Se vão receber potenciais compradores, coloquem o vosso animal de estimação na casa de um amigo ou familiar ou até num hotel de animais durante umas horas.

Não exagerem nas obras da casa

Arranjos rápidos e fáceis antes da venda dão sempre bons resultados. Grandes remodelações nem por isso. Provavelmente não conseguirão o re-embolso do custo das grandes remodelações, portanto usualmente não valem a pena. Em vez de grandes remodelações, façam pequenas coisas que podem causar grande diferença: pintem as paredes de novo, lavem as cortinas ou comprem novas simples, mudem os puxadores das portas e dos armários, certifiquem-se que as portas dos armários funcionam na perfeição, tratem de fissuras nas paredes.

Despersonalizem a casa

Uma das coisas mais importantes que podem fazer quando estão a vender uma casa é despersonalizá-la. Quantos mais elementos pessoais tiverem na casa, menos o potencial de a conseguirem vender, isto porque, para os compradores é muito mais difícil imaginarem-se a viver num local personalizado por outras pessoas. Livrem-se de 1/3 das coisas – coloquem-nas na garagem. Isto inclui fotografias de família, coleções pessoais ou elementos muito marcantes da vossa personalidade. Coloquem a mobília de forma a maximizar o espaço e a decoração do local. Se não sabem dispor a casa de uma forma que seja mais “vendável”, maximizando o espaço, então talvez seja importante contratarem os serviços de um profissional que vos ajude a fazê-lo.

A cozinha é muito importante

Saibam que uma grande parte da decisão da compra da casa prende-se com a cozinha. Se tiverem uma cozinha bem conservada e com bons eletrodomésticos a venda da casa é muito mais fácil. Por vezes substituir uma bancada, pintar os armários, mudar os puxadores, comprar um novo fogão, placa, exaustor é fundamental para vender a casa rapidamente. Se vão pintar a cozinha, usem cores neutras, para que os compradores possam visualizá-la como uma tela em branco onde à posteriori podem dar o seu toque. Se tiverem mais algum dinheiro para aplicar, comprem um fogão, placa e exaustor de aço inoxidável, porque se as pessoas virem um aspeto luxuoso na cozinha, a cozinha passa a ser a referência para toda a casa.

Estejam sempre disponíveis

Embora já possam ter recebido alguns compradores, mas não tenham recebido nenhuma contraproposta, não desistam. Estejam sempre disponíveis para mostrar a casa a potenciais compradores as vezes que forem necessárias. A casa tem de ser exibida para ser vendida. Sempre que mostrarem a casa, ela tem de estar em perfeitas condições, por isso, nada de pratos no lava-loiça, ou de roupa suja à mostra, ou de sujidade. A casa deve estar sempre limpa e impecável desde uma casa de banho cheirosa, a uma cozinha limpa, às camas feitas, chão limpo e armários arrumados.

Média: 4.3 (44 votos)