10 segredos para conseguir fazer bons fritos

Bolas de berlim

Quer seja na época festiva do Natal, da Páscoa ou noutra altura do ano, os fritos, em moderação, sabem bem. Desde os deliciosos doces donuts, bolas de Berlim, rabanadas, sonhos e tostas douradas, aos salgados como o frango frito crocante, batatas fritas, croquetes, rissóis, panados, …

Mas saber fazer algo bem frito pode não ser fácil, ou porque não se sabe como o fazer, ou porque existem riscos associados como as queimaduras. Mas nada tema, porque desde que mantenha as seguintes regras em mente conseguirá fritos seguros e com excelente qualidade.

Aqui ficam algumas dicas básicas para conseguir confecionar os seus fritos fantásticos.

  1. A primeira coisa que deve ter em conta para obter fritos com qualidade é a temperatura. Os alimentos devem ser sempre fritos entre os 180º C e 190º C. Esta temperatura irá conferir um tom dourado, uma textura crocante, e uma cozedura interna homogénea, sem existir excesso de absorção de gordura. Se a temperatura for muito alta, os alimentos irão queimar e o interior ficará cru; se a temperatura for muito baixa, o alimento irá absorver demasiada gordura, ficando com um prato demasiado gorduroso.
  2. Invista num termómetro de verificar a temperatura do óleo ou azeite. Este está disponível nas lojas de produtos de cozinha, e custará cerca de 10€-15€. Opte por um com uma pega que se fixa na frigideira, para que possa verificar a temperatura sem ter de tocar no termómetro.
  3. Selecione uma boa frigideira. Opte por uma frigideira com um fundo espesso, como uma de ferro fundido, que ajuda a reter o calor da chama, e conduz esse calor de forma homogénea, para que não tenha de estra sempre a reajustar a intensidade. Para evitar os salpicos, escolha uma frigideira funda, mesmo que apenas use um pouco de óleo para a fritura.
  4. Frite pequenas quantidades de cada vez, tendo cuidado para não encher demasiado a frigideira ou fritadeira. Isto permitirá que a temperatura do óleo se mantenha, e consiga uma fritura homogénea.
  5. O tipo de óleo usado também é importante. Para evitar que queime e cheiros demasiado fortes, opte por óleo de canola ou de amendoim, que tem um ponto de saturação mais elevado, durando mais tempo e criando menos cheiros. O azeite tem um ponto de saturação mais baixo, e queima mais facilmente, no entanto, é uma opção quando se frita algo por menos tempo, e com mais cuidado. Se a saúde é uma preocupação, o óleo de açafrão é o mais aconselhado pois é gordura monosaturada com bastantes benefícios.
  6. Use uma boa escumadeira de metal ou de silicone resistente ao calor, para retirar os alimentos do óleo. Os utensílios de madeira retêm humidade, fazendo com que o óleo salpique. Nunca use utensílios de plástico, pois derretem.   
  7. Certifique-se que retira todos os pedacinhos que restam da fritura dos alimentos anteriores para evitar que queimem e estraguem os seguintes. 
  8. Opte por salgar os alimentos depois de os fritar. Isto porque a humidade do sal faz com que o óleo salpique quando em contacto com este. Para além disso, também baixa a temperatura do ponto de fritura do óleo. Ao adicionar o sal depois da fritura, irá prevenir os salpicos, e manterá o alimento mais crocante, especialmente as batatas fritas.
  9. Coloque os fritos em cima de papel absorvente. Se tiver uma, coloque-os numa rede de secagem, em cima de papel absorvente. Tenha sempre em mente que a comida frita deve ser servida não mais de 20 minutos depois de pronta.
  10. Tenha tudo pronto antes de começar. Fritar pode ser um método fácil de cozinhar, mas requer que fique em frente ao fogão a fazê-lo, não sendo algo que possa deixar a concluir sem supervisão. Por isso, ao esquecer-se de algo, poderá pôr em risco os seus fritos. Prepare os alimentos, utensílios e o recipiente onde vai colocar os fritos, mesmo antes de ter colocado a primeira peça a fritar.
Média: 4 (7 votos)

Artigos relacionados

Olá a todas! Sei que já existe um post que fala das maravilhas que estes óleos fazem ao nosso cabelo e consegui tirar muita informação através das...
olá meninas... já ouviram falar daquela fritadeira que frita apenas com uma colher de oleo ou até sem oleo nenhum?!?!? saudavel nao?!?!? com o mesmo...
Ola meninas Normalmente uso azeite nos cozinhados mas para fritar uso óleo, marca branca, mas uma vez k os fritos já não são mt saudaveis penso k...
Costumo usar somente azeite para cozinhar e quando o faço é somente em refogados ou fazer ovos mexidos ao pequeno-almoço. Escrevo este post pois sei...
Olá Gostava de saber se a água no México é quentinha ou morna? Disseram-me que no Brasil a água não é muito mais quente do que em Portugal(Algarve) e...
...