10 formas de conseguir um corpo mais jovem (homem) | A Nossa Vida

10 formas de conseguir um corpo mais jovem (homem)

O tempo voa e com ele a nossa juventude: num momento conseguimos passar a noite inteira na discoteca a divertir-nos, no momento seguinte adormecemos no sofá logo depois do jantar. Os espelhos depressa passam a revelar mais uma ruga, outro cabelo branco, uma pele mais flácida… aprenda a cultivar um corpo mais jovem para continuar a ver aquele reflexo de homem novo, saudável e que ainda tem muito para dar.

  1. Deixe de fumar. Dados como o facto que os fumadores vivem em média menos 15 anos do que os não fumadores ou que cerca de 30% de todos os cancros estão claramente ligados ao tabagismo, deviam de ser mais do que suficientes para o convencer a deixar de fumar. Para além de recuperar a sua longevidade (é perfeitamente possível voltar a alongar a sua esperança devida uma vez apagados os cigarros), vai poupar a sua saúde, imagem (adeus mãos e dentes amarelos!) e carteira, rejuvenescendo rapidamente para se sentir muito mais activo no seu “novo” corpo.
  2. Reduza o consumo de álcool. Quem não gosta de uma noite de copos entre amigos ou de partilhar uma garrafa de vinho com a sua esposa num jantar romântico? Os problemas de saúde ligados ao álcool não se prendem com o seu consumo em si, mas sim num consumo exagerado que se agrava quanto mais esporádico for. Ou seja, a moderação é a regra de ouro, não só para evitar aquela “barriguinha” inestética e pouco jovem (fruto de sucessivos festivais de cerveja!) mas também para prevenir as dezenas de doenças associadas ao alcoolismo.
  3. Invista na alimentação. Nós somos o que comemos, o que significa que se nos queremos manter jovens e saudáveis, à mesa devemos dar prioridade a certos alimentos em detrimento de outros. Regra geral, a sua dieta deve ser maioritariamente composta por peixe, carne magra, muita fruta e legumes, leguminosas, frutos secos, azeite e cereais integrais. Em termos de anti-envelhecimento, a receita deve conter os seguintes ingredientes: sementes de girassol (chegam a ser viciantes e ainda bem porque estão recheadas de antioxidantes e uma elevada concentração de vitamina E, um dos nutrientes responsáveis pela a manutenção do nosso aspecto jovem); sumo de uva (para além de uma maior prevenção contra enfartes e tromboses, as uvas contêm o antioxidante polifenol que ajuda a manter a pele firme e flexível); batata-doce e cenouras (os pigmentos presentes nestes dois alimentos são eficazes em tratar a pele danificada por exposição solar excessiva); queijo (excelente em termos de saúde oral, fortalece dentes e diminui a presença de bactérias na boca); espinafres e feijão (estes dois alimentos são cruciais na prevenção e reparação das temidas “linhas da idade”).
  4. H2O. Se quer preservar a sua juventude, troque os refrigerantes e outras bebidas processadas/gaseificadas pela água. Enquanto melhor amigo do nosso corpo, o H2O actua a diversos níveis – é um antioxidante natural e poderoso que mantém o organismo a funcionar a 100%; é um aliado da sua pele, porque ao mantê-la hidratada, previne as rugas, dando lugar a uma pele de bebé – para assegurar, a olhos vistos, um corpo são e invejável.
  5. Ponha-se a mexer. De mão dada com um regime alimentar que lhe vai devolver anos de vida está um plano de exercício físico o mais regular possível: diz mal da vida cada vez que apanha um elevador avariado e tem de subir escadas só para chegar ao topo sem fôlego? Quando sai da cama de manhã, já perde a conta ao número de estalos de emanam de todas as partes do corpo? Está à espera de quê? Ponha-se a mexer para recuperar a vitalidade e juventude de outros tempos, aproveitando para manter e vigiar o seu peso ideal (um homem com peso a mais parece sempre mais velho, menos atractivo). Nunca é tarde para se pôr em forma e a sua mulher agradece…
  6. Ritual dos cremes. Engana-se se pensa que os rituais dos cremes são exclusivamente reservados ao lado feminino da casa de banho – a verdade é que nunca houve tanta oferta em termos de cosméticos masculinos como hoje. O que fazer? Aproveitá-los! Um ritual de limpeza e hidratação da pele é fundamental para prevenir, reduzir e até ocultar os indesejados sinais da idade. Se tiver problemas específicos como pele oleosa, olheiras ou acne, também existem muitas soluções excelentes no mercado. Se tiver dúvidas, pode sempre aconselhar-se com a sua cara-metade…
  7. Menos sol, mais protecção. A exposição solar excessiva é um dos principais responsáveis pelo envelhecimento prematuro da pele em geral, por isso, nunca é demais lembrar a importância de um SPF adequado em cada centímetro do corpo, várias vezes ao dia quando está na praia ou de férias, evitando sempre os horários de maior calor. Neste processo, não descure o rosto (adquira um hidratante com SPF incorporado para o dia-a-dia), as mãos e os pés para uma pele bronzeada, jovem e invejável de cima a baixo.
  8. Noites descansadas. A fonte da juventude pode muito bem-estar entre a almofada e os lençóis, com as preciosas horas de sono a ajudar o nosso corpo a recuperar de mais um dia, preparando-o para aquele que se segue. Para manter o seu look jovem e do género “os-anos-não-passam-por-ti” nada como uma boa noite de sono, todas as noites. Tente deitar e levantar-se sempre à mesma hora, descansando num ambiente calmo e confortável…não é por acaso que o acto de dormir ganhou o estatuto de sono de beleza.
  9. Vigie a saúde. A juventude vem de dentro por isso esqueça as fobias e preguiças médicas e não descure as análises sanguíneas todos os anos, assim como o check-up anual, tanto em termos de clínica geral como de clínica dentária. Saiba ainda quais os exames médicos que todos os homens devem fazer, faça-os religiosamente e assegure-se que terá sempre saúde para dar e vender.
  10. A imagem é tudo. Quer queiramos, quer não, a forma como nos vestimos e nos apresentamos diz muito sobre a nossa idade – o que pode ser favorável ou não. Saiba quais são as roupas e cores que lhe ficam a matar, faça questão de ter o corte de cabelo sempre em dia, assim como as unhas das mãos e dos pés arranjadas. Para além disso, anote estas dicas para manter um rosto de adolescente: barba feita, pêlos do nariz e orelhas aparados, sobrancelhas “domadas”, lentes de contacto em vez de óculos.

Leia também...