10 dicas para escolher e cuidar de colchões

Colções

A decoração do vosso quarto deve ser um esforço conjunto para que ambos se sintam bem neste que deve ser um ambiente confortável e tranquilo. Porém, não descurem a escolha do colchão que, para além de garantir noites bem dormidas, tem de ser bem tratado de forma a assegurar a sua longevidade.

  1. Se já o facto de terem de se habituar a dormirem juntos pode ser difícil, procurem facilitar esta transição com a escolha de um colchão confortável. A única forma de fazerem uma escolha acertada é experimentarem, literalmente, uma diversidade de colchões na loja – e não têm de se sentir intimidados, afinal de contas todas as outras pessoas à vossa volta estarão certamente a fazer o mesmo! Deitem-se da forma como habitualmente fazem em casa, mexam-se e repitam o processo em vários modelos – o corpo dará o alerta quando se sentirem especialmente bem.
  2. Existem algumas dicas a considerar no que toca ao tipo de colchão mais adequado para vocês: quem tem tendência a dormir de barriga para baixo ou para um dos lados, prefere colchões macios; quem dorme de costas, geralmente prefere colchões firmes. O ideal é optar por um modelo mais robusto do que normalmente escolheriam, uma vez que o tempo e a utilização diária encarregar-se-á de o moldar aos vossos corpos, tornando-o progressivamente mais suave.
  3. A construção de um colchão determina não apenas o seu grau de conforto mas também a sua durabilidade e porque um bom colchão implica algum investimento financeiro, tenham a certeza que o modelo escolhido é de elevada qualidade. As características a verificar incluem: um alinhamento perfeito das costuras, sem qualquer quebra; os segmentos acolchoados devem apresentar-se firmes e uniformes; a forma como as molas estão encaixadas é fundamental, porque não se devem sentir, nem ouvir; optem por um modelo com pegas dos lados, o que vai facilitar o manuseamento do colchão.
  4. No caso dos colchões, o tamanho conta… e muito! Se sempre estiveram habituados a dormirem sozinhos, pode ser uma boa ideia comprarem uma cama – e consequentemente um colchão – maior. No entanto, certifiquem-se primeiro que têm espaço suficiente no quarto para acomodar uma cama de dimensões personalizadas. Neste campo, a regra de ouro é que existam, pelo menos, 15 centímetros a mais em termos de comprimento, para que nenhum de vocês se sinta apertado ou, pior, fique com os pés de fora!
  5. Efectuada a compra, é preciso fazer render o investimento, até porque se for bem tratado um colchão pode durar até 10 anos. O primeiro passo é protegê-lo com um resguardo apropriado e resistem à tentação de recortar as suas etiquetas (são absolutamente necessárias se tiverem de reivindicar a garantia). Durante os primeiros 6 meses de vida, um colchão deve ser virado a cada três semanas; depois disso, pelo menos de três em três meses. Sempre que virarem o colchão, tenham o cuidado de o rodar também, ou seja, dos pés para a cabeça.
  6. As pegas só devem ser utilizadas para ajudar a posicionar o colchão e nunca para transportar ou virar o mesmo – caso contrário correm o risco de facilmente rasgarem o colchão.
  7. Manutenção diária: a cama deve ser arejada durante cerca de meia hora antes de ser feita.
  8. Manutenção semanal: os lençóis devem ser mudados todas as semanas e, nessa altura, devem aproveitar para arejar o colchão durante uma ou duas horas, antes de voltarem a fazer a cama.
  9. Manutenção mensal: o resguardo deve ser lavado todos os meses; aproveitem esta altura para aspirar o colchão, evitando assim a acumulação de ácaros e pó.
  10. Evitem o desgaste e a deformação desnecessária do colchão: não se sentem nas pontas do mesmo; não utilizem, nem deixem as crianças fazer do colchão um trampolim.
Média: 4 (3 votos)

Artigos relacionados

Olá, Desde já os meus agradecimentos a este espaço de discussão e troca de ideias que muito ajudam casais. A minha dúvida, agora que vou juntar...
Boa tarde Não sei bem se é aqui que o tópico deveria ser colocado mas cá vai Eu não vivo com o meu namorado mas aos fins-de-semana estamos juntos...
Boas! Vou viver sozinha a partir do próximo mês e uma amiga minha deu-me a cama de casal "antiga" (que na realidade tem 4 meses, do IKEA), mas sem...
Boa noite, Queria pedir a ajuda de quem fez o quarto por medida ou foi a Paços com a imagem daquilo que queria. Sei que algumas fábricas quando...
Boa noite Vou comprar em breve um colchão e interessava-me,pelas caracteristicas, um de molas ensacadas com viscoelastico e firmeza média alta. Não...