10 dicas para aproveitar um fim de semana prolongado

Carro com muitas malas

Os fins de semana prolongados são uma oportunidade rara de juntar vários dias de descanso numa só vez. Conheça algumas dicas para aproveitar um fim de semana prolongado e desfrute dele ao máximo.

1. Programe antecipadamente o que quer fazer

Assim que você se aperceber da chegada de um fim de semana prolongado trate logo de começar a fazer planos. Você nem imagina o quanto pode poupar em dinheiro se comprar por exemplo bilhetes de comboio ou de avião com antecedência de pelo menos quinze dias!
Estabeleça um percurso a fazer, escolha um destino, desenhe o itinerário que vai percorrer durante esse fim de semana prolongado e aja em conformidade. Verá que com o dinheiro que vai poupar nos bilhetes se vai conseguir divertir muito melhor durante os dias de descanso.

2. Consulte as previsões meteorológicas

Do bom estado do tempo dependerá também a escolha daquilo que vai fazer no fim de semana prolongado. Por isso não se esqueça de consultar as previsões meteorológicas para essa altura, não perdendo de vista que as previsões também são falíveis, e que o estado do tempo nunca pode ser inteiramente garantido.

3. Escolha uma atividade ou um destino que seja do agrado de todos

Se você for passar o seu fim de semana prolongado em família escolha um destino que agrade a todos, e decida-se por atividades que sejam agradáveis para todo o grupo. Decidam em conjunto o que querem fazer pois fins de semana prolongados não acontecem com muita frequência e é bom que consigam fazer de cada um desses acontecimentos uma novidade.

4. Se for para ir sozinho, mime-se!

Se você for desfrutar do fim de semana prolongado sozinho então opte por se mimar um bocadinho. Uma pessoa sozinha gasta menos dinheiro do que um casal com crianças, por isso porque não ir até um hotel de luxo, com SPA incluído aonde possa descansar, relaxar e ser tratado como um rei ou rainha por pouquinhos dias? Tentador, não é? Vá sem remorsos e sem receios. Aproveite os seus dias.

5. Arrisque algo diferente para fazer

Os passeios tradicionais à praia, ao campo, a museus e cinemas são ótimas formas de passar de maneira agradável o tempo, mas não primam pela originalidade.
Porque não aproveitar o fim de semana prolongado para sair da rotina e fazer algo totalmente único e inovador? Desportos radicais, destinos alternativos, comunidades específicas, enfim… o mundo está cheio de locais bem interessantes por vezes até muito perto de nós. Arrisque-se a tentar algo de novo, e goze ao máximo esses dias tão apreciados.

6. Estabeleça um orçamento e comece a poupar se for caso disso

Faça contas à vida: quanto vai você gastar em gasolina, portagens, hospedagem, refeições, roupas e calçados, entre outras despesas? Está em condições de suportar essa despesa ou vai precisar de começar a poupar algum capital para poder gozar o fim de semana prolongado? Uma forma de bem aproveitar o fim de semana prolongado é tendo em seu poder dinheiro suficiente para garantir a diversão e o prazer do passeio.

7. Deixe a sua casa devidamente segura

Se você decidir passar o fim de semana prolongado fora de casa, e se o seu passeio o levar para relativamente longe, não se esqueça de observar alguns preceitos antes de fechar a porta e sair: Tranque bem portas e janelas, verifique o estado das torneiras, desligue todas as luzes de presença dos eletrodomésticos pois ficarão a consumir energia elétrica durante a sua ausência, etc. Esforce-se por não dar um aspeto de desabitada à sua casa, o que poderá despertar o interesse de ladrões.

8. Faça as malas cuidadosamente

Procure não se esquecer de nenhum artigo importante que queira levar consigo. Refaça a mala se for o caso, e analise bem o que lhe faz falta mediante o lugar para onde for, Uma mala bem feita é um importante contributo para o sucesso do fim de semana prolongado.

9. Evite ir carregado com muita tralha

Não esquecer nada que possa fazer falta é muito importante, mas ir carregado com tralha desnecessária é outra coisa bem diferente e deve ser evitado.
Um fim de semana prolongado não é mais do que três ou quatro dias e você não necessitará de todos os seus livros de cabeceira, nem de todos os seus discos. Não lhe farão falta vinte pares de sapatos diferentes, nem dez camisolas. Leve consigo apenas aquilo que for indispensável, afinal você não vai passar um mês de férias fora, vai apenas ali à esquina e volta de seguida, nada de exageros.

10. Faça uma bucket list

Sabe o que é uma bucket list? É uma expressão que está na moda e é também um conceito muito interessante. Vem do inglês “kick the bucket” que significa algo parecido com “bater as botas”. A pessoa faz uma lista de coisas que gostaria de fazer e dos locais de amaria visitar antes de “bater as botas”, e à medida que vai concretizando cada um desses desejos dá baixa na lista. Faça a sua bucket list e em cada fim de semana prolongado realize um desejo.

Aproveite da melhor forma que conseguir o seu fim de semana prolongado e recarregue as suas energias para mais uma semana de labuta. Descanse, passeie, aproveite para ser feliz e para saborear a vida. Afinal o mundo tem 193 países, Portugal tem 159 cidades e 581 vilas, é impossível que você não consiga descobrir algum destino que lhe agrade...

Sem votos

Artigos relacionados

Olá:) Queria pedir a vossa ajuda para me darem dicas de sítios onde pudesse ir 3 dias. Queria um sitio com animação à noite, praia e tivesse hotéis...
Bom dia a todas, Ultimamente a minha menstruação tem começado no Domingo. Queria que começasse à Segunda. Tomo Yasmin. Para a próxima quarta (25)...
Boa tarde. Fiz mal as contas e esquecime de colocar o 3º adesivo, pois pensava que estava na semana da pausa. Mas 2 dias depois voltei a pensar no...
Meninas precisava mesmo muito que me dessem uma ajudinha. Tomo a pílula minigeste à cerca de 8 anos, mais coisa menos coisa, tenho sempre cuidado em...
Olá Meninas, a minha prima na Alemanha vai ter bebé e eu queria levar-lhe uma prendinha mais original (mas não cara) e pensei em babetes com os dias...